12° Céu limpo

A Semana Temática da Deficiência inscreve-se no âmbito das Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) e pretende promover a reflexão, a informação e as condições de participação e intervenção das pessoas com deficiência com vista ao exercício de uma cidadania ativa.

Tem como principais objetivos:

  • Sensibilizar a comunidade para as questões relacionadas com a deficiência
  • Promover a participação e a integração das pessoas com deficiência
  • Refletir sobre a temática da deficiência

O programa, que se realiza desde 2008, está especialmente orientado para pessoas com deficiência, famílias e cuidadores, associações e instituições com intervenção na área da deficiência, nomeadamente utentes, técnicos, funcionários e colaboradores. A iniciativa pretende alcançar, também, a comunidade educativa e a população em geral.

No âmbito da Semana Temática da Deficiência são dinamizadas atividades de natureza social, cultural, desportiva, entre outras, que se realizam em vários locais de Setúbal durante a primeira semana de dezembro.

As atividades propostas a cada edição do evento, desenvolvidas em parceria com o Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal e a comunidade educativa, procuram incentivar a mudança de atitudes e comportamentos para com as pessoas com deficiência.

A programação da Semana Temática procura possibilitar e reforçar a participação social dos cidadãos e cidadãs com deficiência e promover a discussão, partilha de conhecimentos, troca de experiências e aprendizagem de conteúdos e práticas de intervenção na área da deficiência.