Um seminário sobre economia circular na região de Lisboa e Vale do Tejo, de participação gratuita, sem necessidade de inscrição, realiza-se no 11 de dezembro em Setúbal.


O encontro, no auditório do Mercado do Livramento, tem a abertura dos trabalhos agendada para as 10h00, a cargo da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a que se segue, às 10h15, a apresentação “Para a Estratégia 2030 da RLVT”, pelo presidente da CCDRLVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, João Pereira Teixeira.

A partir das 10h30, responsáveis da CCDRLTV e da Câmara Municipal de Setúbal realizam um conjunto de intervenções com os temas “Agenda Regional para a Economia Circular”, “A Economia Circular no Ordenamento do Território” e “Desafios Circulares para Setúbal”.

O seminário “Economia Circular para a Região de Lisboa e Vale do Tejo”, organizado em parceria pela CCDRLVT e pelo município de Setúbal, termina com uma mesa-redonda, a partir das 11h30, sobre atores locais e propostas circulares.

O evento tem como objetivo ouvir os contributos dos atores locais a integrar na Agenda Regional para a Economia Circular, elaborada pela CCDRLVT, para dar resposta aos grandes desafios do ambiente, da escassez de recursos e da nova economia.

A economia circular é um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, a reutilização, a reparação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, alargando o ciclo de vida dos mesmos, com o objetivo de reduzir o desperdício ao mínimo.