Seminário de Gestão do Desporto - 2020

O desporto como fator decisivo e vital para o desenvolvimento pessoal e para a qualidade de vida no concelho de Setúbal foi destacado na manhã de  dia 31 pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na abertura de um seminário.


Eventos, marca, inovação, estratégia, qualidade, planeamento, excelência, valor, financiamento e gestão foram as palavras-chave sublinhadas pela autarca na abertura do VI Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal, este ano com o tema “Organização de Eventos Desportivos – Impactos”, a decorrer no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

“Se valorizamos o debate em torno das questões relacionadas com o desporto em iniciativas como a que hoje aqui nos reúne, é igualmente verdade que, nos últimos anos, temos feito na nossa autarquia enorme esforço para qualificar as infraestruturas desportivas do concelho.”

Perante o auditório cheio, Maria das Dores Meira afirmou o concelho “como uma terra plena de potencialidades e oportunidades, muitas delas já tornadas realidade” com projetos desportivos concluídos e outros em fase de conclusão, “que aproveitam a riqueza e a beleza natural da cidade e da região”.

São exemplo dessa realidade projetos desenvolvidos em 2019, com o arrelvamento de campos e a melhoria de vários equipamentos desportivos, como os casos do Campo Municipal Vítor Batista, do Polidesportivo das Amoreiras e do Campo de Ténis de Vanicelos, e o apoio à construção do novo recinto do Club de Rugby de Setúbal.

A autarca destacou ainda o apoio à implantação do futuro Complexo Desportivo Supera Setúbal, na Praça de Portugal. “É um qualificado equipamento desportivo, que, além de trazer mais oferta à nossa cidade nesta área, contribui decisivamente para a qualificação de uma das mais importantes portas de entrada de Setúbal.”

 Sobre o seminário, deixou a certeza de que a temática contribui para “mais saber, mais experiência e, seguramente, maior vontade de continuar a trabalhar em prol do bem comum e do desenvolvimento do desporto”.

O VI Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal, com agentes desportivos e diversos especialistas presentes, promove a partilha de experiências, práticas, conhecimentos e opiniões sobre a gestão e organização de eventos desportivos e analisa os contributos destes para o desenvolvimento sustentável.

A sessão de trabalho começou com a conferência “Os Eventos Desportivos e o Pilar Ambiental da Sustentabilidade”, seguida de debate. O momento contou com intervenções das professoras e investigadoras Maria Margarida Mascarenhas e Rute Martins, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e Elsa Pereira, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.

O encontro prosseguiu com a apresentação de estudos de caso realizados com a organização de eventos desportivos no concelho de Setúbal, como as provas Duratrail de Setúbal, apresentada por João Nuno Fonseca, do Outdoor Clube de Setúbal, e a experiência da organização do Setúbal Triathlon, por Hugo Miguel Sousa, da HMS Sports.

A fechar a manhã, decorreu a apresentação de um estudo sobre Volta a Portugal em Bicicleta, por Joaquim Gomes, da Podium Events.

O VI Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal terminou com uma intervenção do vereador da Câmara Municipal de Setúbal como o pelouro do Desporto, Pedro Pina, às 13h30.

O Seminário de Gestão do Desporto de Setúbal, evento que integra já o calendário nacional de formação dos diversos agentes desportivos, é organizado pela Câmara Municipal e conta com os apoios do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, da Faculdade de Motricidade Humana, da HMS Sports e do Outdoor Clube de Setúbal.