Setúbal Cidade Educadora

“Cidades Educadoras e Governança Local” é o tema em reflexão num encontro sobre Educação, dias 3 e 4, na Casa do Largo, com uma conferência, um workshop e a apresentação de um programa municipal de participação cidadã.


Esta iniciativa é dinamizada no âmbito da visita de uma comitiva da Associação Internacional das Cidades Educadoras, com o objetivo de aferir o envolvimento do município com os princípios das Cidades Educadoras e os contributos alcançados para o crescimento de Setúbal nesse papel.

A sessão de abertura do encontro aberto à comunidade em geral, agendado para as 18h00, no auditório da Casa do Largo, conta com intervenções da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e da secretária-geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras, Marina Canals.

O evento prossegue com a conferência “Cidades Educadoras e Governança”, pelo professor da Universidade de Girona Joan del Pozo

Às 19h00, na sala de formação da Casa do Largo, decorre um workshop, a cargo de Angélica Sátiro, da Universidade de Barcelona, destinado à reflexão em torno do potencial educador dos vários agentes e sobre estratégias para criação de sinergias e melhoria da governança municipal.

Esta ação, com intervenções do vereador da Educação na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, e da secretária-geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras, Marina Canals, é limitada a trinta participantes.

Antes do programa aberto à comunidade em geral, também no dia 3, da parte da manhã, o seminário e o workshop realizam-se em sessões destinadas a autarcas e dirigentes e técnicos municipais.

O seminário “Cidades Educadoras e Governança Local” inclui, ainda, no dia 4, às 10h30, no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade, na Bela Vista, uma apresentação daquele programa municipal, a decorrer, desde 2012, em cinco bairros daquela zona da cidade de Setúbal.

A sessão, conduzida pelo vereador da Câmara Municipal de Setúbal responsável pelo projeto Nosso Bairro, Nossa Cidade, Carlos Rabaçal, com a participação de moradores, inclui uma visita aos bairros da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigadas, seguido de um almoço confecionado por moradores.

O programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade envolve residentes, serviços autárquicos e perto de trinta entidades sediadas no território em ações de melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

O programa estabelece que as ações a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

As pessoas, organizadas em grupos, participam nas decisões e também nas tarefas inerentes à execução das ações, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular.