11° Parcialmente nublado
Dia do Idoso 2019 - jogos tradicionais

Cidadãos da União das Freguesias de Setúbal foram desafiados a participar numa tarde de jogos tradicionais, realizada no dia 11 no Parque do Bonfim, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa 2019, a decorrer no concelho até novembro.


O jogo da malha e o jogo das argolas, entre outros jogos tradicionais, e uma pinhata foram algumas das atividades proporcionadas à população idosa, no programa dedicado à população sénior, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, juntas de freguesia e Grupo EnvelheSeres.

O Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado a 1 de outubro, é assinalado no concelho de Setúbal com um leque de atividades destinadas à terceira idade, a decorrer entre setembro e novembro.

No seguimento da atividade de sexta-feira, a União das Freguesias de Setúbal promove, dia 18, uma tarde dançante, das 14h00 às 17h00, no Centro Comunitário da Anunciada, e, dia 31, está previsto um passeio a Caldas da Rainha. As inscrições para estas iniciativas podem ser feitas através do contacto telefónico 265 535 815.

Já a Junta de São Sebastião realiza o espetáculo musical Fado Low Cost, dia 19, às 14h00, no Grupo Desportivo Independente, e passeios ao Dino Parque Lourinhã, dias 17, 18, 19, 25 e 31 de outubro e 9 de novembro, e ao Espaço Museológico Eugénia Lima, em Rio Maior, a 23 de outubro. As inscrições são feitas pelo telefone 265 719 520.

A Câmara Municipal de Setúbal propõe, para 29 de outubro, uma visita à Casa-Estúdio Carlos Relvas, na Golegã, iniciativa no âmbito do projeto Memórias, Identidades e Património, com inscrições pelo contacto 265 545 170, da Divisão dos Direitos Sociais da autarquia.

O Grupo EnvelheSeres, constituído por entidades locais de Setúbal, entre as quais o município, com intervenção na área do envelhecimento, dinamiza, para as instituições que o integram, uma visita a Fátima, dia 16, uma sessão de ioga do riso, a 24, no Parque Urbano de Albarquel, o VII Encontro de Coros Seniores, a 28, no Fórum Municipal Luísa Todi, e a atividade “Um dia com as estrelas”, dia 30, no Centro Multicultural.

O programa das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa 2019 contemplou ainda atividades desportivas, aulas de zumba adaptada e uma sessão de ioga do riso, bem como um almoço-convívio com animação musical, na Sede do Rancho Folclórico Praias do Sado, e a Festa do Idoso, na Cooperativa Habitação Força de Todos, nas Pontes.