Parcialmente nublado
Dia Internacional da Pessoa Idosa

Passeios culturais, animações musicais, dança, atividades desportivas e festas integram as comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa 2019, programa da Câmara Municipal de Setúbal, juntas de freguesia e Grupo EnvelheSeres, a decorrer até novembro.


O Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se cumpre a 1 de outubro, é celebrado em Setúbal com um conjunto de atividades entre setembro e novembro, dentro e fora do concelho.

O programa teve início no dia 22, com um almoço-convívio, na Cooperativa de Habitação “Força de Todos”, nas Pontes, organizado pela Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, e prossegue no domingo com um novo almoço de confraternização, desta vez na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado, com organização da Junta de Freguesia do Sado.

Em outubro, a União das Freguesias de Setúbal desafia os idosos da freguesia para jogos tradicionais, a 11, das 14h00 às 17h00, no Parque do Bonfim, para uma tarde dançante, no dia 18, igualmente das 14h00 às 17h00, no Centro Comunitário da Anunciada, e para um passeio às Caldas da Rainha, no dia 31.

As inscrições nestas atividades devem ser feitas telefone 265 535 815.

A Junta de Freguesia de São Sebastião promove no dia 1, das 10h00 às 12h00, no Mercado 2 de Abril, uma aula de zumba adaptada e uma sessão de ioga do riso, sendo que, às 15h00, tem início uma matiné dançante.

No dia 23, os idosos da freguesia são convidados a assistir ao espetáculo musical “Fado Low Cost”, às 14h00, no Grupo Desportivo Independente.

A junta de São Sebastião tem ainda prevista a realização de passeios ao Dino Parque Lourinhã, nos dias 11, 17, 18, 19, 25 e 31 de outubro e 9 de novembro, e ao Espaço Museológico Eugénia Lima, em Rio Maior, no dia 23 de outubro.

As inscrições para estas iniciativas podem ser feitas através do contacto telefónico 265 719 520.

Já a Câmara Municipal de Setúbal propõe, para os dias 1, 8 e 29 de outubro, visitas à Casa-Estúdio Carlos Relvas, na Golegã, iniciativa no âmbito do projeto Memórias, Identidades e Património, com inscrições através do contacto 265 545 170, da Divisão dos Direitos Sociais.

Em outubro, o Grupo EnvelheSeres dinamiza, para as instituições que o integram, visitas a Fátima, nos dias 9 e 16, uma sessão de ioga do riso, no dia 24, no Parque Urbano de Albarquel, a atividade “Um dia com as estrelas”, a 30, no Centro Multicultural, e o VII Encontro de Coros Seniores, a 14 e 28, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O EnvelheSeres é um grupo informal, constituído por entidades locais de Setúbal, entre as quais a Câmara Municipal, com intervenção na área do envelhecimento.

 

Documentos Relacionados