A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, através do Grupo EnvelheSeres, desafia a criatividade cultural e fomenta a participação ativa da população sénior em projetos teatrais, para quebrar preconceitos associados à terceira idade e desenvolver ou recuperar competências comunicacionais.

O vereador da Inclusão Social na autarquia, Pedro Pina, garante que este é “um projeto estruturante” que a autarquia pretende promover “todos os anos e cada vez melhor”.

O autarca sublinha que a iniciativa Seniores em Cena “enche de orgulho a Câmara Municipal de Setúbal, acima de tudo porque é fruto de um trabalho coletivo com as instituições”.

Este ano, o projeto envolveu nove dezenas de participantes, entre utentes e técnicos, de nove instituições do concelho, que, durante seis meses, prepararam quatro peças teatrais para apresentar durante o mês de abril, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Aos grupos que participaram na primeira edição, os centros comunitários de São Sebastião, de Vanicelos e de Santa Maria, LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade e Aurpia – Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Azeitão, juntaram-se este ano a Associação de Socorros Mútuos Setubalense, o Projeto Mãos Dadas, a Junta de Freguesia de São Sebastião e o Conforto dos Avós.

O espetáculo apresentado esta tarde pelo Projeto De Mãos Dadas – Acácio Veiga Solidariedade Social, o último da segunda edição, recordou, durante cerca de uma hora, a revista à portuguesa e arrancou aplausos e gargalhadas ao público presente.

A 9 de abril já o Conforto dos Avós tinha levado ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi a peça “Cantigas do Sr. Reitor” e, a 16, o projeto Tradições da Junta de Freguesia de São Sebastião apresentou “A Vida a Sorrir”. O grupo cénico da Associação de Socorros Mútuos Setubalense apresentou, no dia 24, “Sonhos da Nossa Terra”.

O Seniores em Cena explora a arte coletiva, em particular o teatro, como método para o desenvolvimento da criatividade e o fomento da vitalidade física e mental da população idosa, bem como para o combate do isolamento e a promoção da autoestima.

Este programa municipal de atividades teatrais é dinamizado através do EnvelheSeres, grupo impulsionado desde 2008 pela Câmara Municipal de Setúbal, com várias entidades parceiras, que define e dinamiza ações direcionadas à população sénior, tendo em vista o exercício da cidadania participativa e inclusiva.