O projeto municipal, com mais de novecentos utentes envolvidos ao longo do ano, promove a prática do exercício físico como veículo de bem-estar físico e mental, de saúde e de qualidade de vida, através de um conjunto de atividades de gerontomotricidade, hidroginástica, boccia, chi kung e danças sociais.

Na atividade de de dia 14, mais de oito dezenas de idosos participaram, da parte da manhã, em atividades de ginástica, boccia, jogos tradicionais e hidroginástica.

A seguir ao almoço-convívio, uma espécie de piquenique em que todos partilharam a comida que levaram, houve um momento de animação a cargo dos próprios utentes, com anedotas, fado e poesia.

A festa terminou com uma aula de dança e uma atividade de chi kung, uma novidade na oferta disponibilizada este ano pelo projeto, tendo registado a grande adesão de utentes.

O objetivo do Desportivamente em (Re)Forma é quebrar o ciclo de solidão e isolamento que tantas vezes acompanha o quotidiano da população em situação de reforma.

Além das atividades regulares, é feito o acompanhamento, a avaliação e a prescrição do exercício, procedendo-se paralelamente à análise de aspetos no âmbito da saúde, como o controlo da tensão arterial e do peso.