O serviço tem origem num protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal e o GOEC – Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores, entidade que resulta de uma parceria entre a Direção-Geral do Consumidor e o Instituto Superior de Economia e Gestão.

Nos dias 28 de outubro, 11 e 25 de novembro e 9 de dezembro, das 15h30 às 17h30, nas instalações do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais, localizado no primeiro andar do Mercado do Livramento, munícipes e funcionários da Autarquia veem esclarecidas gratuitamente questões sobre matérias de gestão de orçamento familiar e do crédito pessoal.

Integrado na Rede de Apoio ao Consumidor Endividado, o serviço procura informar os utentes sobre os direitos e deveres em caso de risco de incumprimento e apoiá-los na análise de propostas apresentadas por instituições de crédito.

Através do protocolo, os consumidores são também acompanhados durante as negociações das propostas de crédito e recebem aconselhamento na avaliação da capacidade de endividamento que possuem.

Em cada dia de atendimento são recebidas até três pessoas. Uma vez que o protocolo é de renovação automática, está prevista a continuação do serviço em Setúbal durante o próximo ano.

Os interessados devem fazer a marcação de atendimento até quatro dias úteis das datas em que se realizam junto do Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Setúbal, pelo telefone 265 534 086 ou endereço gac@mun-setubal.pt ou diretamente no GOEC, através de Hugo Paiva, pelos telefones 213 925 800 ou 213 922 700 ou ainda pelos endereços gac@iseg.utl.pt e goec.iseg@gmail.com.

As inscrições devem incluir a ficha de avaliação técnica, disponível na área "Documentos" desta página.

Também deve ser entregue o mapa de responsabilidades de crédito. Esta lista dos créditos pessoais ativos é facultada através do sítio do Banco de Portugal, na página central de responsabilidades de crédito, área de serviços ao público, informação à qual se acede com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças.