O serviço tem origem num protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal e o GOEC – Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores, instituição que resulta de uma parceria entre a Direção-Geral do Consumidor e o Instituto Superior de Economia e Gestão.

Nos dias 20 de janeiro, 3 e 17 de fevereiro, 17 e 31 de março e 21 de abril, das 15h00 às 17h00, nas instalações do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais, localizado no primeiro andar do Mercado do Livramento, munícipes e funcionários da Autarquia veem esclarecidas gratuitamente questões sobre matérias de gestão de orçamento familiar e do crédito pessoal.

Integrado na Rede de Apoio ao Consumidor Endividado, o serviço procura informar os utentes sobre os direitos e deveres em caso de risco de incumprimento e apoiá-los na análise de propostas apresentadas por instituições de crédito. Em cada dia de atendimento são recebidas até três pessoas.

Através do protocolo celebrado pela Autarquia e o GOEC, os consumidores são também acompanhados durante as negociações das propostas de crédito e recebem aconselhamento na avaliação da capacidade de endividamento que possuem.

Os interessados devem fazer a marcação de atendimento até quatro dias úteis das datas em que se realizam junto do Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Setúbal, pelo telefone 265 545 393/0 ou endereço gac@mun-setubal.pt

ou diretamente no GOEC, através de Hugo Paiva, pelos telefones 213 925 800 e 213 922 700 ou ainda pelos endereços gac@iseg.utl.pt e goec.iseg@gmail.com.

As inscrições devem incluir a ficha de avaliação técnica.

Também deve ser entregue o mapa de responsabilidades de crédito. Esta lista dos créditos pessoais ativos é facultada através do sítio do Banco de Portugal, na página central de responsabilidades de crédito, área de serviços ao público, informação à qual se acede com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças.