Sessão de esclarecimento sobre diabetes

“Dia a dia com a diabetes” foi o tema de uma sessão de esclarecimento realizada no passado dia 6 de dezembro, promovida pelas Farmácias Holon, no auditório Germano dos Santos Madeira, na Junta de Freguesia de S. Sebastião.


Conduzida pela enfermeira Joana Luciano e pela nutricionista Sara Barreirinhas, a iniciativa, gratuita e aberta à população em geral, serviu para informar os participantes sobre os fatores de risco, os cuidados e, sobretudo, as formas de prevenção desta doença crónica.

A enfermeira Joana Luciano explicou que existem dois tipos de diabetes, tipo 1 e tipo 2, sendo que esta última é a mais frequente, com uma incidência de cerca de 90 por cento dos casos, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia. Os sintomas variam muito e podem ir desde urinar frequentemente e em grande quantidade; sede constante e intensa; sensação de boca seca; visão turva; entre outros que se podem manifestar individualmente ou combinados.

Excesso de peso, hipertensão, níveis de colesterol elevados, tabagismo e sedentarismo são apontados como fatores de risco para este tipo de diabetes que, embora seja mais comum em pessoas com idade superior a 40 anos, é cada vez mais frequente entre os jovens, devido à obesidade e ao estilo de vida sedentário.

Na maioria dos casos, a diabetes tipo 2 trata-se com uma dieta adequada, exercício físico, autovigilância e medicação, que, em conjunto, ajudam a controlar a glicemia (concentração de açúcar no sangue).

Já no que se refere ao tipo 1, que surge geralmente na infância e na adolescência, as células do pâncreas deixam de produzir insulina, hormona responsável pela transformação da glicose (açúcar) em energia. O tratamento implica a toma de insulina, durante toda a vida.

Durante a sessão foi possível desmistificar algumas ideias como a de que o diabético deve ter uma alimentação especial. Uma dieta alimentar equilibrada, variada e sem excessos é, de acordo com a nutricionista Sara Barreirinhas, perfeitamente adequada, no entanto existem recomendações que devem ser seguidas, tais como a redução da ingestão de açúcar, gordura e sal.

Estabelecer uma rotina de 6 a 8 refeições por dia, comendo, idealmente, de 3 em 3 horas e evitar o jejum noturno superior a 8 horas, foram alguns dos hábitos sugeridos para controlar a doença e até ajudar a preveni-la. De acordo com a especialista, deve-se começar a refeição principal sempre com sopa de legumes; moderar a ingestão de carne e peixe; usar o azeite como gordura preferencial; restringir as gorduras saturadas e os alimentos gordos; e beber pelo menos 1,5 litros de água.

A ação integrou a vertente comunitária das Farmácias Holon, representadas em Setúbal pela Farmácia Tavares da Silva, sita na Avenida Bento de Jesus Caraça, no âmbito da qual são promovidas palestras gratuitas que pretendem alertar a população para diversos “temas preocupantes sobre saúde”, assim como divulgar os serviços complementares prestados por este conjunto de farmácias, tais como preparação individualizada de medicação (PIM), nutrição, podologia, dermofarmácia, entre outros.