A sessão começa com o visionamento de um filme sobre a futura área comercial da cidade, a que se segue a apresentação das linhas gerais do projeto de construção do Alegro Setúbal, intervenção a cargo do diretor-geral da Immochan, Mário Costa.

A requalificação urbanística da zona, com destaque para as alterações na rede viária, assim como o impacte no concelho deste investimento de 110 milhões de euros da Immochan, empresa imobiliária do Grupo Auchan, são abordados pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

O projeto é um investimento com conclusão prevista para o segundo semestre de 2014 e que prevê a criação de mil postos de trabalho diretos e indirectos.

O Alegro Setúbal, equipamento com uma área de construção de 130 mil metros quadrados, cuja obra física é iniciada em janeiro, contempla a criação de 115 lojas, em que estão presentes algumas das principais insígnias, duas dezenas de restaurantes e dez salas de cinema totalmente digitais.

A materialização deste investimento implica a realização de uma operação urbanística numa área com 221 mil metros quadrados na Nova Azeda, uma das principais entradas da cidade. A medida dota a zona de todas as condições necessárias à implementação da futura área comercial.

Os trabalhos de reforço e reformulação das infraestruturas gerais da área envolvem a beneficiação da rede viária e de sistemas de saneamento, nomeadamente a construção de uma rotunda no final da A12, o reperfilamento integral da Avenida Antero de Quental e da Rua Nova Sintra, e a renovação dos sistemas de saneamento da área, componente da obra com conclusão prevista já para junho de 2013.