13° Céu limpo
Terceira reunião da Comissão Organizadora do Fórum de Saúde -Setúbal a Pensar em Si

A comissão organizadora do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si” reuniu-se a 15 de janeiro para aprovar o formato do evento agendado para 8 de abril, o qual vai incluir seis debates prévios a decorrer entre janeiro e março.


Estas decisões resultam da terceira reunião preparatória do Fórum Saúde, realizada por videoconferência, a qual foi conduzida pelo vereador com o pelouro da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira.

O Fórum Saúde, que se procura constituir como um novo espaço de reflexão e partilha de conhecimento nesta área da sociedade, vai contar com duas sessões específicas destinadas a debater o Perfil de Saúde e o Plano de Desenvolvimento de Saúde do município.

A comissão organizadora deliberou ainda sobre as propostas apresentadas pelos grupos de trabalho e pela comissão científica do evento no que respeita à realização de seis debates prévios, em formato digital, com oradores convidados e abertos à participação da população.

O primeiro debate realiza-se já a 26 de janeiro com o tema “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudável”.

Seguem-se, em fevereiro, mais três encontros. Logo no dia 1, o debate aborda a “Comunicação em saúde”, enquanto no dia 18 as “Desigualdades no Acesso à Saúde” centram a discussão. “Território e Planeamento Urbano: O potencial salutogénico do património natural e construído” dá tema ao último debate deste mês, agendado para o dia 25.

Em março, os debates são a 18, com “Recursos da Comunidade enquanto Determinantes de Saúde”, e a 25, com “Participação: Experiências de Cidadania Ativa enquanto promotora de Saúde Física e Mental”.

O Fórum Saúde, que procura também celebrar, em Setúbal, o Dia Mundial da Saúde, assinalado anualmente a 7 de abril, conta ainda com uma comissão científica, à qual cabe, entre outros, a articulação com os grupos de trabalho e as diferentes reflexões produzidas.

O evento de reflexão e partilha de conhecimentos na área da saúde, bem como de divulgação do Perfil de Saúde e do Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Setúbal, ambos em elaboração, teve uma primeira reunião preparatória a 24 de setembro, enquanto a próxima realiza-se na segunda quinzena de janeiro.

A comissão organizadora do evento é composta, além da Câmara Municipal, pelo ACES Arrábida – Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, pela Associação da Indústria da Península de Setúbal, pela Associação Nacional de Farmácias, pelo Centro Hospitalar de Setúbal, pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas e pelo Hospital da Luz Setúbal.

O Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Politécnico de Setúbal e as juntas de freguesia do concelho, bem como personalidades ligadas à comunidade educativa, ao movimento associativo popular, às instituições particulares de solidariedade social e à Comissão Municipal de Proteção Civil também fazem parte da comissão organizadora.