Dia de Festa - Sofia Bost

A curta-metragem “Dia de Festa”, vencedora do festival Set’Curtas 2018, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, é apresentada em maio, em França, na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes.


Em “Dia de Festa”, Mena e a filha Clara que faz 7 anos moram sozinhas. Apesar dos limitados recursos financeiros, Mena consegue organizar a festa de aniversário da filha. Porém, um telefonema da mãe deixa-a apreensiva e ansiosa.

A curta-metragem de Sofia Bost, produzida por Filipa Reis e João Miller Guerra da produtora Uma Pedra no Sapato, foi selecionada para constar no programa da Semana da Crítica do Festival Cinema de Cannes, onde terá estreia mundial.

Sofia Bost foi a vencedora do ano passado do concurso de curtas-metragens Set’Curtas, promovido anualmente pela Câmara Municipal de Setúbal para incentivar a criação de projetos cinematográficos.

Como prémio, a autarquia atribuiu à realizadora um apoio financeiro no valor de seis mil euros, a título de comparticipação nas despesas de produção da curta-metragem.

Ao lado de “Dia de Festa”, mas fora de competição, é apresentada na Semana da Crítica outra produção nacional, “Invisível Herói”, da lusodescendente Cristèle Alvez Meira.

O Festival de Cinema de Cannes decorre entre 14 e 25 de maio e contempla a Semana da Crítica, com um programa paralelo, de 15 a 23.

A Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes é organizada há mais de 50 anos pelo Sindicato dos Críticos de Cinema de França. Este ano, são 11 longas-metragens e 15 curtas-metragens propostas à avaliação do júri, presidido pelo realizador colombiano Ciro Guerra.