Choco Frito

O município de Setúbal organiza no dia 29 de fevereiro um jantar solidário em Santarém, o primeiro da iniciativa “Portugal à Mesa em Santarém”, que visa a promoção do Festival Nacional de Gastronomia, a decorrer na cidade ribatejana em outubro.


O Festival de Gastronomia de Santarém, a comemorar o 40.º aniversário, apresenta como principal novidade em 2020 a realização de um conjunto de eventos de promoção do evento, entre fevereiro e dezembro, com o objetivo de afirmar Santarém como capital da gastronomia.

Uma das iniciativas em destaque é “Portugal à Mesa”, ação solidária e de valorização cultural e económica da gastronomia, vinhos e produtos locais.

A iniciativa tem início no sábado com um jantar organizado pelo município de Setúbal, para dar a conhecer a gastronomia típica setubalense e mobilizar recursos para apoiar diversas causas, conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A ementa, confecionada pelo chef Álvaro Santos, inclui ostras e salicórnia aromatizadas com laranja e Moscatel de Setúbal, como entrada, espetadas de choco frito à moda de Setúbal e caldeirada setubalense à moda dos pescadores, como pratos principais.

A refeição, regada com vinhos da região, é rematada com o doce típico setubalense D. Filipe com crocante dos Esses de Azeitão.

O evento, com animação musical a cargo da fadista Maria do Céu Caetano, contempla ainda uma pequena mostra de produtos regionais organizada pela Casa da Baía em parceria com diversos produtores e provas de especialidades à base de choco, sobretudo choco frito, proporcionadas pela Tasca do Choco.