Setúbal | Cidade Educadora

A Câmara Municipal de Setúbal assinala o Dia Internacional das Cidades Educadoras, a 30 de novembro, com um conjunto de iniciativas que incluem a divulgação de uma mensagem da vice-presidente Carla Guerreiro sobre a importância das comemorações deste dia.


Num pequeno vídeo a publicar no Facebook do município no dia 30 de novembro a autarca, que detém o pelouro da Educação, destaca a pertinência do tema escolhido pela AICE – Associação Internacional das Cidades Educadoras, “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”, para assinalar a data este ano.

O tema dá o mote para as comemorações nas mais de quatro centenas de cidades em todo o mundo que integram a rede à qual Setúbal pertence desde 2012.

A autarquia divulga, igualmente, na rede social Facebook, a partir do dia 30, um conjunto de imagens com a inscrição dos vinte princípios que constituem a Carta das Cidades Educadoras.

A AICE também assinala o Dia Internacional das Cidades Educadoras com a conferência online “Educação no século 21. Para que educamos”, a realizar no dia 29, entre as 12h00 e as 14h00, na plataforma Zoom, que tem como oradores a investigadora Valerie Hannon e o presidente delegado da AICE, Pau Gonzàlez,

As inscrições para a iniciativa à qual o município de Setúbal se associa devem ser feitas pelo preenchimento de um formulário online .

No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, a autarquia promove, ao longo dos meses de dezembro e janeiro, um conjunto de iniciativas para grupos escolares, com inscrições gratuitas pelo endereço de correio eletrónico digepe@mun-setubal.pt.

A associação Wamãe dinamiza oficinas de antropologia nas escolas de 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, enquanto os Paços do Concelho acolhem sessões para conversas entre alunos e o Executivo municipal sobre a construção da cidade educadora na visão dos alunos.

O município de Setúbal associa-se anualmente às comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, 30 de novembro, dia em que, em 1990, foi proclamada a Carta das Cidades Educadoras, no primeiro Congresso Internacional em Barcelona.

Com esta celebração internacional pretende-se reconhecer e envolver todos os agentes sociais implicados na construção da Cidade Educadora, consciencializar sobre a importância da educação na cidade para melhorar a vida dos habitantes e reforçar a importância do compromisso dos governos locais e outros agentes sociais com a educação.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril