18° Possible Light Rain

A Câmara Municipal associa-se às comemorações do Dia Mundial do Animal, que se comemora a 4 de outubro, com serviços que incluem uma campanha permanente de adoção responsável e um workshop a realizar no dia 18.


“Animais e(m) Municípios – Cuidar dos animais, cuidar de quem deles cuida”, que se realiza no âmbito do Dia Mundial do Animal, reúne os contributos de profissionais com atividades no setor, nomeadamente médicos veterinários, advogados e agentes de autoridade.

Este workshop, a realizar ao longo do dia 18, no auditório da Casa da Baía, tem como ponto de partida a partilha de conhecimento sobre o bem-estar animal e pretende, entre outros, informar os munícipes sobre a atuação perante situações de maus tratos a animais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nesta ligação, do ONDAID – Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos, que organiza o evento em parceria com a Câmara Municipal, o Programa de Apoio e Recuperação Animal da Guarda Nacional Republicana e a Miau Magazine.

O encontro “Animais e(m) Municípios – Cuidar dos animais, cuidar de quem deles cuida” abre às 10h00 com um módulo moderado pelo diretor da Miau Magazine, António Delgado, e contributos da médica veterinária municipal Ana Leonardo e do responsável pelo Gabinete Médico Veterinário de Sintra, Alberto Garcia.

Segue-se um painel moderado pela advogada e presidente do ONDAID, Sandra Horta e Silva, com participações do diretor do Departamento de Ambiente e Atividades Económicas da Câmara Municipal de Setúbal, Alexandre Freire, e da médica veterinária fundadora do serviço fúnebre para animais Holly Pet, Carolina Rebelo.

Da parte da tarde, pelas 14h30, o programa inclui intervenções do tenente-coronel José Vieira, da GNR, da advogada Sónia Cristóvão e da médica veterinária municipal Cátia Simões.

Depois deste módulo, moderado por Cláudia Tique, do Gabinete de Estudos do ONDAID, segue-se o encerramento do workshop com o debate “Setúbal e o Bem-Estar Animal”, em que participam três responsáveis da Câmara Municipal, a vereadora do Ambiente e Energia, Carla Guerreiro, o diretor do Departamento de Ambiente e Atividades Económicas, Alexandre Freire, e o médico veterinário António Félix.

Esta iniciativa enquadra-se no vasto conjunto de ações que a autarquia tem vindo a desenvolver para uma política de bem-estar animal, caso de campanhas e ações de rua, com a participação de técnicos municipais e voluntários a passearem com cães como forma de apelo à adoção.

A Câmara Municipal de Setúbal assume a preocupação com o bem-estar animal e, de forma contínua e permanente, através do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC), tem desenvolvido a campanha de adoção responsável “Leva-me contigo. Estou à tua espera”.

Por cada animal adotado no CROAC, em funcionamento no Parque Municipal de Poçoilos todos os dias úteis, entre as 07h30 e as 16h00, ou após este horário por marcação, a Câmara Municipal de Setúbal oferece a colocação do microchip, a vacina da raiva, a esterilização e o boletim sanitário.

Os interessados em visitar os animais disponíveis para adoção consciente podem contactar o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, através do endereço sembea@mun-setubal.pt ou pelo número de telefone 265 729 360.

De salientar ainda que a autarquia tem implementado um conjunto de medidas para responder à mudança do paradigma sobre o estatuto dos animais na sociedade, caso da adesão, em 2017, ao programa nacional CED – Captura, Esterilização e Devolução no controlo de populações de animais errantes, em detrimento da prática da eutanásia.