Mais de uma centena de nadadores participam na etapa sadina da FINA/HOSA Marathon Swim World Series 2018, organizada pela Federação Portuguesa de Natação em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Federação Internacional de Natação, o que faz com que seja a prova da Taça do Mundo com o maior número de inscritos já realizada em Setúbal.

Entre a elite mundial presente em Setúbal, com representantes de 21 nações dos cinco continentes, destaque para os holandeses Ferry Weertman e Sharon van Rouwedaal, campeões olímpicos no Rio de Janeiro 2016 e vencedores da primeira etapa de 2018 da Taça do Mundo de natação em águas abertas, realizada em Doha, no Catar.

A estes juntam-se, entre outros, na prova que decorre a partir do Parque Urbano de Albarquel, integrada no calendário dos 15.os Jogos do Sado, os italianos Simone Ruffini, campeão do circuito mundial em 2017, e Rachelle Bruni, vice-campeã olímpica em título, e o húngaro Kristof Razovszky, vencedor da Setúbal Bay 2017 e detentor do recorde da etapa sadina.

O leque de nadadores desta disciplina da natação que aceita o desafio das águas do Sado inclui ainda uma comitiva portuguesa, a qual conta com os campeões nacionais Rafael Gil e Angélica André, a que se juntam Tiago Campos e José Carvalho, entre outros atletas a indicar pela equipa técnica nacional.

A etapa de Setúbal da FINA/HOSA Marathon Swim World Series 2018, a terceira deste circuito mundial, tem início às 16h00, e decorre ao longo de cerca de duas horas, tempo que os nadadores demoram em média, dependendo das correntes, a completar um percurso de quatro voltas com um total de dez quilómetros.

Uma novidade na “Setúbal Bay 2018” é o facto de servir de momento de avaliação da equipa nacional para o Campeonato da Europa de Juniores, em Malta, de 13 a 15 de julho, e para o Europeu Absoluto, em Glasgow, Escócia, de 8 a 12 de agosto.

A par da prova principal, na parte da manhã, há um novo evento de caráter popular, o Open Challenge FINA/HOSA Marathon Swim World Series 2018, para várias idades e destinado à promoção da modalidade de natação em águas abertas.

O evento, que se realiza igualmente a partir do Parque Urbano de Albarquel, é composto por três competições abertas ao público, uma com 200 metros, com início às 09h30, outra com 600 metros, às 10h00, ambas para atletas a partir dos 10 anos, e uma outra com 1660 metros, correspondente a uma milha náutica, às 11h00, para nadadores com mais de 14 anos.

Mais informações sobre o Open Challenge FINA/HOSA Marathon Swim World Series 2018 podem ser obtidas em página dedicada no sítio da Federação Portuguesa de Natação, acessível em http://www.fpnatacao.pt/noticia.php?codigo=701.

O circuito mundial da FINA/HOSA Marathon Swim World Series 2018, com um total de oito etapas e que reúnes atletas dos cinco continentes, foi iniciado a 17 de março, em Doha, no Catar, e inclui provas nas Seicheles, a 20 de maio, e em Setúbal, Portugal, a 9 de junho.

Depois da etapa setubalense, a maratona aquática passa por Balatonfüred, na Hungria, a 16 de junho, e segue para o Canadá, com provas no Lac St.Jean, a 26 de julho, e no Lac Megantic, a 11 de agosto. Prossegue em Chun’An, na China, a 16 de setembro, e culmina em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a 24 de novembro.