Setúbal Cantofest - espetáculo de encerramento

Uma gala de ópera com a participação de cantores líricos de todo o mundo marcou no dia 15 de agosto, no Fórum Municipal Luísa Todi, o encerramento oficial da primeira edição do Setúbal Cantofest.


No espetáculo, com lotação esgotada, foram encenadas árias, duetos e ensembles das mais belas óperas de Mozart, Verdi, Puccini e Donizetti, entre outros, acompanhadas ao piano, proporcionando uma gala com as mais promissoras vozes do mundo lírico.

A primeira edição do Setúbal Cantofest, uma especialização em reportórios de ópera italiana, francesa e alemã, incluiu várias apresentações ao vivo na cidade que contaram sempre com grande afluência de público.

A calorosa receção, quer por parte dos setubalenses, quer dos muitos turistas que assistiram aos espetáculos realizados no Largo da Ribeira Velha, na Igreja de São Sebastião, no Salão da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi e no Fórum Municipal Luísa Todi, levou formandos e professores a agendar um concerto extra.

O espetáculo, com todos os cantores líricos que participaram no Setúbal Cantofest, realiza-se este domingo, às 19h00, no Coreto da Avenida Luísa Todi.

Cantores líricos profissionais e semiprofissionais e professores de renome internacional trabalharam juntos ao longo de dez dias na iniciativa organizada pela Grand Stage Internacional Arts Foundation, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com direção artística de Marcos Santos.

Participam na primeira edição do Setúbal Cantofest um total de 23 cantores líricos, de ambos os sexos, com idades entre os 21 e os 36 anos, provenientes de Portugal, Brasil, Rússia, Azerbaijão, Estados Unidos da América, Holanda, Hong Kong e Coreia do Sul.

Olga Makarina, fundadora da Grand Stage Internacional Arts Foundation e cantora residente da The Metropolitan Opera, Vlad Iftinca, também da The Metropolitan Opera, dos Estados Unidos da América, Katia Borissova, do Salzburg Mozarteum, Áustria, Ugo Mathieux, da Opéra de Paris, França, Pavel Demisov, do International “Elena” Festival Opera, e Marcos Santos, da Universidade de Évora, foram os professores residentes do Setúbal Cantofest.