18° Possible Light Rain
Largada dos navios - Semana do Mar 2019

A Semana do Mar, com eventos centrados na zona ribeirinha de Setúbal, entre os dias 19 e 29, atraiu milhares de pessoas para visitas a navios emblemáticos, passeios em embarcações tradicionais e batismos de mar.


O programa, uma organização conjunta da Câmara Municipal, da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Aporvela e da Marinha Portuguesa, captou as atenções do público, sobretudo pela oportunidade de visitar embarcações emblemáticas e realizar batismos de mar.

Mais de três mil crianças dos agrupamentos de escolas do concelho de Setúbal participaram em batismos de mar e em visitas ao Vaivém Oceanário, uma novidade deste certame, e a embarcações, casos da caravela Vera Cruz e do veleiro Fryderyk Chopin.

Além da caravela portuguesa e do navio-escola polaco, houve visitas ao galeão Andalucia e ao navio Pogoria.

No âmbito do balanço dos onze dias do evento, com atividades centradas no Cais 2 do Porto de Setúbal, na frente ribeirinha, destaca-se a forte participação do público nos passeios no Sado a bordo de embarcações tradicionais e batismos de mar numa lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa.

A música voltou a merecer lugar na programação da Semana do Mar de Setúbal, com um concerto da Banda da Armada a encher, na noite de dia 25, o Fórum Municipal Luísa Todi.

Esta sala de espetáculos da cidade recebeu, no dia 29, o quinteto de cordas dos Solistas de Lisboa, acompanhado de Pedro Carvalho, na percussão, Eduardo Jordão, no piano, e Luanda Cozetti, na voz e na narração.

A formação apresentou um reportório de música popular brasileira, de “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga, ao tango brasileiro “Odeon”, de Ernesto Nazareth, do célebre “Tico Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, à bossa nova de Tom Jobim, passando pela música instrumental de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti e pelas canções imortais de Chico Buarque, Francis Hime e Edu Lobo.

A necessidade de promover o debate sobre as potenciais soluções para reduzir o lixo marinho foi discutida na 2.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho e Microplásticos, que decorreu nos dias 19, 20 e 21 na Casa da Baía e marcou o arranque da Semana do Mar de Setúbal.

Também a épica viagem marítima realizada há quinhentos anos por Fernão Magalhães e as novas profissões marítimas estiveram em destaque com a realização do encontro educativo “Há + Mar”, no dia 24, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a presença de alunos.

Já no dia 26, igualmente no Fórum Luísa Todi, a conferência “De Setúbal para o Mundo” focou a internacionalização do porto setubalense e a relação íntima da cidade com o rio e o mar como fator de crescimento industrial da região do Sado.

Entre muitas outras iniciativas, ao longo de três dias o Cais 2 recebeu “Veleiros ao Luar: Street Food & Music”, com expositores institucionais e de venda e quiosques de comida.

A Semana do Mar Setúbal 2019 contou com a colaboração de diversos parceiros, como associações náuticas, culturais e outras entidades relacionadas com a economia do mar.