Proteção Civil | tempo seco e quente

A previsão de fatores meteorológicos adversos entre os dias 7 e 10 de maio na maioria do território nacional, incluindo o concelho de Setúbal, com temperaturas altas, humidade baixa e ausência de precipitação, motiva a adoção de cuidados especiais.


O alerta para os próximos quatro dias é do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, na sequência de um aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o qual coloca o concelho de Setúbal em risco moderado – amarelo – no que respeita à ocorrência de incêndios.

O risco acrescido para a ocorrência de incêndios no território setubalense é, de acordo com as recentes previsões meteorológicas, potenciado por temperaturas máximas superiores a 30 graus Celcius, conjugadas com uma humidade relativa inferior a 30 por cento e a ausência de precipitação.

Em virtude destes fatores meteorológicos potenciadores de incêndios, a realização de operações de queimadas e de queimas de sobrantes são tecnicamente desaconselhadas, encontrando-se restringidas no período indicado, concretamente entre os dias 7 e 10 de maio.

Neste contexto, está proibida a realização de queimadas extensivas ou de amontoados sem autorização ou comunicação prévia.

É igualmente proibido utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e em locais autorizados, assim como fumigar ou desinfestar em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas. O lançamento de balões de mecha acesa e foguetes também não é permitido.

O nível de risco de incêndio, assim como as restrições associadas, podem ser consultadas na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.