12° Céu limpo

Atividades culturais, formações, rastreios de saúde e animações, de participação gratuita, integram a Semana Temática da Deficiência 2018, entre 4 e 7 de dezembro, em diversos locais de Setúbal.


A 10.ª Semana Temática da Deficiência, organizada pela Câmara Municipal e pelo Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal, com parcerias, começa com rastreios de prevenção da insuficiência renal, dia 4, das 10h00 às 17h00, na placa central da Avenida Luísa Todi, defronte do Pingo Doce.

O programa proporciona três iniciativas a 5 de dezembro, incluindo dias abertos dirigidos à comunidade educativa, um de jogos adaptados, das 09h00 às 18h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, outro com sessões sobre inclusão de pessoas com deficiência, das 10h00 às 17h00, na EB Barbosa du Bocage.

A terceira ação de dia 5 é uma sessão de formação de Ferramentas para a Inclusão, da ANDITEC, desenvolvida entre as 14h30 e as 16h30, na Casa da Cultura, local que acolhe, a 6, com início à mesma hora, uma ação do género, centrada na linguagem, do Projeto EKUI.

O último dia da 10.ª Semana Temática da Deficiência, 7 de dezembro, inclui nova ação de formação de Ferramentas para a Inclusão, da ATARAXIA, das 10h00 às 12h00, no auditório do Mercado do Livramento.

“A Sociedade que temos e a que queremos” é o nome de uma atividade de arte de rua a realizar na placa central da Avenida Luísa Todi, entre as 10h00 e as 16h00, que convida as pessoas a participar com a inscrição de pensamentos e desejos relacionados com uma sociedade inclusiva.

O programa de sensibilização da comunidade para uma atitude de aceitação, valorização e inclusão das pessoas com deficiência e de promoção dos valores de tolerância, solidariedade e respeito pelos outros termina com a exibição do filme “Amigos Improváveis”, seguida de tertúlia, às 21h00 no Espaço 50 Cuts.

A 10.ª Semana Temática da Deficiência, promovida pelo município e pelo Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal, conta com as parcerias de 50 Cuts Associação Cinematográfica, ATARAXIA, ANDITEC, agrupamentos de escolas Lima de Freitas e Sebastião da Gama e Projeto EKUI.