Os Sonhos da Revolução dos Cravos | Maria José Maurício | Jornadas Europeias do Património

Os 45 anos do Plano Trabalho e Cultura e Serviço Cívico Estudantil, com uma exposição e relatos audiovisuais no Museu do Trabalho Michel Giacometti, estiveram em foco, nos dias 25, 26 e 27, nas comemorações setubalenses das Jornadas Europeias do Património.


A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com ações centradas na tarde de dia 26, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, incluiu uma sessão cultural com apontamentos visuais e musicais, a qual contou também com a apresentação de uma obra literária.

Depois de uma introdução à exposição evocativa dos 45 anos do Plano Trabalho e Cultura e Serviço Cívico Estudantil, a qual esteve patente até dia 27 naquele espaço museológico setubalense, seguiu-se um apontamento visual com mais de uma dezena de relatos de memórias daquela época.

Esta sessão das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Património e Educação”, contou ainda com um apontamento musical a cargo de Carlos Jesus e Manuel Guerra, acompanhados por Rui do Cabo, na guitarra portuguesa, e por Albano Almeida e Carlos Rafael, na viola dedilhada.

Destaque, ainda, para a apresentação de “Os Sonhos da Revolução dos Cravos”, livro de Maria José Maurício que explora factos menos conhecidos sobre a preparação e concretização da ação libertadora do 25 de Abril, com apresentação por Almeida Moura, Deolinda Machado, Luís Leitão, Regina Marques e Fernando Mão de Ferro.

As comemorações locais das Jornadas Europeias do Património, realizadas nos dias 25, 26 e 27, incluíram visitas livres às exposições de longa duração “Indústria Conserveira”, “Coleção Etnográfica Michel Giacometti” e “Mercearia Liberdade”, além da temporária “45 anos do Plano Trabalho e Cultura e Serviço Cívico Estudantil”.

Consulte aqui o e-book das Jornadas Europeias do Património | Património e Educação | 45 Anos Plano Trabalho e Cultura e Serviço Cívico Estudantil.