Setúbal Composto tem + Valor | III Encontro Nacional de Limpeza Urbana - Braga

O serviço de recolha de resíduos verdes, no âmbito de um projeto inédito desencadeado pelo município de Setúbal, esteve em destaque no III Encontro Nacional de Limpeza Urbana, realizado em Braga, nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho.


Num painel dedicado ao tema “Biorresíduos: Realidade Aumentada”, a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, apresentou o projeto Setúbal Composto Tem + Valor, em desenvolvimento desde janeiro e já a funcionar em todas as freguesias do concelho.

Uma das vertentes do projeto, que antecipa a obrigatoriedade de Portugal assegurar, a partir de 2024, a separação e reciclagem na origem ou na recolha seletiva deste tipo de lixo, consiste na recolha porta a porta dos resíduos orgânicos, que para já incide na freguesia de Azeitão.

Os munícipes envolvidos no projeto devem colocar os verdes diretamente no contentor de orgânicos ou podem colocá-los em até três sacos com capacidade de 100 litros e deixá-los junto do contentor de resíduos orgânicos, instalados na via pública, nos dias e horas de recolha.

Caso se tratem de grandes quantidades de resíduos, os munícipes devem entregá-los, gratuitamente, no Centro de Recolha de Resíduos do Choilo, em Brejos de Azeitão, ou solicitar a recolha à Junta de Freguesia de Azeitão.

No entanto, este sistema de recolha porta a porta, segundo revelou Carla Guerreiro no III Encontro Nacional de Limpeza Urbana, por ser novo, ainda causa algumas dúvidas nos utentes.

“As pessoas não percebem que têm de ser elas a fazer esta separação e não conseguem ver esta vantagem refletida naquilo que pagam na taxa dos resíduos.”

A autarca defende que os cidadãos “não devem ser penalizados por fazerem mais esta separação de resíduos”, sendo que, “enquanto não houver disponibilidade para compensar os utilizadores” pelas boas práticas que adotam, haverá sempre recusas à participação neste tipo de ações.

Além do sistema porta a porta em Azeitão, no resto do concelho, nos territórios da União das Freguesias de Setúbal e das freguesias de São Sebastião, de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e do Sado, a autarquia recolhe, gratuitamente, mediante solicitação, os resíduos verdes que apresentem quantidades até 1 metro cúbico.

Os interessados em aderir a este serviço devem contactar a Câmara Municipal de Setúbal pela Linha do Ambiente 265 220 230.

O conceito de verdes inclui, para efeitos de recolha no âmbito deste projeto, relva, troncos, ramos, aparas e folhagem.

Mais informações em no portal Setúbal em Bom Ambiente.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril