A quinta edição, divulgada a 13 de março, do estudo independente que avalia a atratividade dos concelhos com base em dados factuais indica que Setúbal consolida o crescimento global registado nos últimos anos, depois de ter ocupado a 13.ª posição do ranking nacional nas edições de 2014 e 2015, a 11.ª, na de 2016, e a 10.ª, em 2017, posto que mantém no estudo referente a 2018.

O Portugal City Brand Ranking, estudo realizado pela Bloom Consulting, empresa especializada em estratégias de branding de países, regiões e cidades, divulga também classificações de atratividade à escala regional, com Setúbal a alcançar pela primeira vez a 4.ª posição na tabela referente à região de Lisboa.

Nessa tabela, na qual são avaliados os 18 municípios da região e cuja classificação é liderada por Lisboa, Setúbal consegue, comparativamente a 2017, subir uma posição, ultrapassando Oeiras.

Dentro de uma das três grandes categorias analisadas no estudo, particular destaque para a ascensão de Setúbal à 8.ª posição no que toca a “Negócios”, uma subida de cinco lugares face a 2017 no ranking nacional em relação à atratividade de captação de investimento.

Setúbal regista, igualmente, uma subida de duas posições na categoria “Viver” relativamente à avaliação do Portugal City Brand Ranking de 2017. Neste caso, no ranking nacional em relação à qualidade de vida, Setúbal conquista a 12.ª posição.

Já na categoria “Visitar”, destinada a avaliar a atratividade dos municípios na vertente turística, o estudo da Bloom Consulting referente a 2018 coloca Setúbal na 17.ª lugar, o que representa a descida de uma posição face à avaliação obtida no ano passado.

O Portugal City Brand Ranking 2018 atribui ainda a Setúbal a “Marca Estrela da Bloom Consulting”, distinção concedida a municípios que, apresentando resultados de topo, conseguem, simultaneamente, destacar-se nas diversas dimensões e regiões de Portugal.

O estudo desenvolvido pela Bloom Consulting escrutina a performance de marca de cada um dos 308 municípios portugueses em áreas relacionadas com turismo, investimento e qualidade de vida, com os resultados a serem apurados a partir de uma análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais.

A empresa de consultoria utiliza métodos e ferramentas de investigação que permitem medir e quantificar claramente, de forma tangível, a atratividade dos municípios perante os respetivos públicos-alvo.

Em vez de recorrer a níveis de perceção ou índices de felicidade e inquéritos de opinião públicos, a Bloom Consulting realiza uma recolha e análise exaustivas de dados estatísticos sobre as prestações económicas, turísticas e sociais de cada concelho.

Por acréscimo, analisa as pesquisas online feitas pelos cibernautas sobre cada concelho, bem como a performance das respetivas páginas oficiais de internet e redes sociais dos municípios.