Coronavírus Covid-19 | intervenção em espaços verdes

O serviço de recolha de resíduos verdes, no âmbito de um projeto inédito desencadeado pelo município desde janeiro, já está a funcionar em todas as freguesias do concelho.


A cobertura do território destina-se a reforçar o projeto “Setúbal Composto Tem + Valor”, que antecipa a obrigatoriedade de Portugal assegurar, a partir de 2024, a separação e reciclagem na origem ou na recolha seletiva deste tipo de lixo.

Na freguesia de Azeitão, onde está a decorrer atualmente a recolha porta a porta de resíduos orgânicos, os munícipes envolvidos no projeto devem colocar os verdes diretamente no contentor de orgânicos.

A população residente em Azeitão pode, igualmente, colocar os verdes em até três sacos com capacidade de 100 litros e deixá-los junto do contentor de resíduos orgânicos, instalados na via pública, nos dias e horas de recolha.

Caso se tratem de grandes quantidades de resíduos, os munícipes devem entregá-los, gratuitamente, no Centro de Recolha de Resíduos do Choilo, em Brejos de Azeitão, ou solicitar a recolha junto da Junta de Freguesia de Azeitão.

Nos territórios da União das Freguesias de Setúbal e das freguesias de São Sebastião, de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e do Sado, a autarquia recolhe, gratuitamente, mediante solicitação, os resíduos verdes que apresentem quantidades até 1 metro cúbico.

Os interessados em aderir a este serviço devem contactar a Câmara Municipal de Setúbal pela Linha do Ambiente 265 220 230.

O conceito de verdes inclui, para efeitos de recolha no âmbito deste projeto, relva, troncos, ramos, aparas e folhagem.

Mais informações podem ser obtidas na página Setúbal em Bom Ambiente.