Coronavírus Covid-19 | genérica

Um webinar organizado pela Câmara Municipal, agendado para dia 26, junta um painel de especialistas para debater a resposta da União Europeia e de Portugal à pandemia de Covid-19 do ponto de vista técnico e científico.


O encontro online, de participação gratuita, tem inscrições a decorrer nesta ligação e pode ser assistido em direto nos canais de Youtube e Facebook do município, dia 26, a partir das 14h30.

A presidente do município, Maria das Dores Meira, intervém na abertura da sessão, organizada pela autarquia em parceria com o Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Setúbal.

O webinar prossegue com uma primeira apresentação, subordinada ao tema “Covid19 – da coordenação à resposta na União Europeia”, a qual é conduzida pela diretora-geral do Departamento de Proteção Civil Europeia e Operações de Ajuda Humanitária, Paraskevi Michou.

Segue-se uma sessão de perguntas e respostas com moderação de José Luís Zêzere, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

A reunião continua com a apresentação “Covid-19 – A resposta no município de Setúbal”, a partir das 15h30, em que o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, partilha a visão, a estratégia e as ações adotadas no concelho.

À semelhança da primeira apresentação, esta comunicação contempla, no final, um período de perguntas e respostas, com moderação de Mário Macedo, do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil.

O webinar, dinamizado com o objetivo de apoiar a consulta pública com informações e recomendações sobre as respostas concretizadas na pandemia de Covid-19, reserva, a partir das 16h30, a mesa-redonda “Covid-19 – A resposta nacional – Segurança, Proteção Civil, Saúde e Municípios”.

Esta ação conta com intervenções de Carlos Coutinho Rodrigues, do Instituto de Defesa Nacional, de Filipe Froes, coordenador do Gabinete de Crise Covid-19 da Ordem dos Médicos, e de André Fernandes, comandante nacional de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Depois de nova sessão de perguntas e respostas, moderada por José Luís Zêzere, o encontro termina com uma síntese conclusiva, agendada para as 17h30, a cargo de Duarte Caldeira, coordenador da Plataforma Setúbal.

O webinar “Covid19 – da Europa ao Local – da Coordenação à Resposta”, substitui a III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, com realização prevista para Setúbal, no final de março, entretanto adiada para 2022 em virtude dos constrangimentos do atual quadro de crise sanitária.