A Conferência dos Oceanos da ONU, a decorrer até dia 9 nos Estados Unidos da América, com a participação de 193 países, tem em conta os objetivos da Agenda 2030, adotada pelos estados-membros, em 2015, nomeadamente o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 14, que enfatiza a necessidade de conservar e garantir o uso sustentado dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos em benefício das gerações presentes e futuras.

O encontro pretende dar passos firmes na adoção de compromissos por parte dos estados-membros das Nações Unidas e promover o diálogo entre governos, empresas, fundações e organizações não-governamentais.

No âmbito desta iniciativa, será lançado um sítio de internet onde qualquer organização, pública ou privada, pode registar os seus compromissos para a defesa dos oceanos.

A conferência termina com a adoção, por todos os membros, de um documento político negociado pelo embaixador de Portugal na ONU, Álvaro Mendonça e Moura, em conjunto com Singapura, com o objetivo de apelar aos países para que tomem as medidas necessárias ao cumprimento do que foi acordado no Objetivo 14 da Agenda do Desenvolvimento Sustentável.

Dia 6, na abertura da conferência, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu uma ação global coordenada para proteger o planeta e alertou os governos que enquanto não se superarem interesses territoriais e de recursos, a curto prazo, o estado dos oceanos continuará a agravar-se.

 

Documentos Relacionados

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril