A bandeira verde ECOXXI, galardão atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, confere a Setúbal o estatuto de Eco-Município, após uma avaliação positiva das ações, práticas e políticas implementadas pela autarquia em diversos domínios da sustentabilidade.


A avaliação, efetuada por júris especializados, incidiu num conjunto de 21 indicadores nos domínios ambiental, social e económico, que vão da educação ambiental ao turismo sustentável, passando por qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território, bem como pela participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

A educação ambiental, a qualidade da água para consumo humano e a recolha seletiva de resíduos urbanos são considerados indicadores primários, ou seja, as autarquias têm de os cumprir para que avancem as respetivas candidaturas ao ECOXXI.

O município de Setúbal obteve uma avaliação a rondar os 70 por cento no total dos 21 indicadores, tendo alcançado pontuações em todos.

Nesta edição, candidataram-se ao galardão 53 municípios de todas as regiões do país, sendo que a bandeira verde ECOXXI foi atribuída apenas a quem obteve uma avaliação global igual ou superior a 50 por cento.

Durante a Cerimónia ECOXXI 2017, realizada no Centro de Congressos do Estoril, foi lançado o desafio aos municípios de aderirem à Rota Nacional pela Floresta, atividade inserida no projeto ABAE “Do CO2 ao O2”, a desenvolver em parceria com as escolas, em especial as Eco-Escolas, que visa a sensibilização e educação das comunidades para as questões da floresta, através de brigadas lideradas por jovens.