22° Muito nublado
Proteção Civil Municipal

Elementos da Proteção Civil e dos Bombeiros Sapadores de Setúbal participam durante o dia 13 de fevereiro numa conferência em Saragoça, Espanha, com vista à preparação de um exercício militar, a decorrer em abril.


O Exercício Aragón 2019, entre os dias 1 e 5 de abril, nos Pirinéus Aragoneses, prevê o treino de militares em cenários de desastres naturais e condições meteorológicas adversas, como sismos e cenários de vento e de neve, cenários de inundações, risco químico em empresas e acidente com cisterna.

O SMPCB – Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e a CBSS – Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal foram escolhidos pela UME – Unidade Militar de Emergência de Espanha para representar Portugal na preparação desta ação, a par com França e Marrocos.

Durante o dia de hoje, quinze elementos das forças do SMPCB e da Equipa de Resgate em Estruturas Colapsadas da CBSS participam na conferência de planeamento do Aragón 2019, que decorre perante quinze países observadores.

O simulacro Aragón 2019, em preparação pela Unidade Militar de Emergência de Espanha desde o ano passado, vai ser desenvolvido a partir de um cenário de tempestade de chuva e vento intensos, seguido do aumento drástico das temperaturas e o derretimento da neve em altitude.

Como consequências são esperadas inundações e vários incidentes, como avalanches, deslizamentos e cortes de estradas e incidentes ambientais.

O objetivo do exercício passa por testar e avaliar a capacidades de resposta da comunidade autónoma espanhola perante um cenário de nível máximo de emergência de nacional, em plena colaboração com entidades civis e militares a nível local, regional, nacional e internacional.