O filme, realizado pelos franceses Alexandre Chapot e Michel Claret, acompanha a história real de Fernando, um setubalense que emigrou com os pais para França aos 13 anos e que se deparou com uma cidade muito diferente quando regressou cinquenta anos depois.

O documentário retrata também a história de Setúbal e as vidas das suas gentes, num confronto entre o passado e o presente, acompanhado com imagens da indústria da pesca, das ruínas romanas, das fábricas de conserva, das festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, do estuário do Sado e do Mercado do Livramento.

“Os Filhos do Rio Azul”, a exibir a 25 de fevereiro, às 16h00, tem a duração aproximada de uma hora e é de entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no dia da sessão, a partir das 14h30.

O filme, que já tinha passado na mesma sala em janeiro do ano passado, contou com apoio à produção por parte da Câmara Municipal de Setúbal, nomeadamente em termos de logística, com a cedência de espaços públicos para a realização de filmagens.