O Energy Game, jogo eletrónico virado para a vertente de energia e ecoeficiência dirigido a alunos dos ensinos básico e secundário, é um dos projetos de educação ambiental dinamizados pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, em parceria com a ADENE – Agência para a Energia, as câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra e o Centro de Formação de Professores da Ordem de Sant’Iago.

A terceira edição do projeto, realizada em abril, contou com a participação de dez estabelecimentos do ensino público e privado do concelho de Setúbal, num total de 63 turmas com 1176 alunos, que disputaram a nível regional a presença no campeonato nacional, em Cascais.

O campeonato, a decorrer ao longo do dia e com a final marcada para as 16h00, abrange os três níveis do jogo, sendo que o primeiro se destina a crianças entre os 6 e os 9 anos de idade, o segundo a alunos entre 10 e 15 anos e o terceiro a partir dos 16 anos.

De Setúbal está garantida uma comitiva de cerca de 130 pessoas, entre professores e alunos, pertencentes às turmas dos 4.º e 8.º anos do Colégio de São Filipe e a uma turma de 10.º ano da Escola Profissional de Setúbal.

O Energy Game consiste em desenvolver com os alunos um quizz com perguntas ligadas à temática da energia, num jogo que permite a interatividade com o utilizador, que, através de um comando da consola Wii, escolhe a personagem que vai encarnar, num modelo concebido com base nos jogos eletrónicos.

O principal objetivo é transmitir conhecimentos e incutir boas práticas na área da sustentabilidade energética, com especial ênfase no consumo de energia elétrica.