Setúbal é uma das três cidades convidadas a participar no Projeto Piloto das Cidades do Pacto Europeu para o Clima, que subscreve desde 2021, para trabalhar questões relacionadas com as alterações climáticas, foi anunciado no dia 6, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente.


No âmbito do Pacto Europeu para o Clima, as cidades de Setúbal, Lódz, na Polónia, e Pízek, na Chéquia, vão trabalhar em workshops dedicados às alterações climáticas, em sessões que têm como principal objetivo identificar soluções para as áreas da mobilidade sustentável, transição energética e alimentação e consumo.

Com esta iniciativa pretende-se descobrir em que eixo os cidadãos das diferentes cidades consideram mais urgente trabalhar no contexto do Pacto Europeu para o Clima e do Pacto Ecológico Europeu.

O Pacto Europeu para o Clima foi lançado pela Comissão Europeia em dezembro de 2020 e surgiu no contexto do Pacto Ecológico Europeu, com a perspetiva de ampliar a partilha de informações, o debate e a ação sobre a crise climática.

Visa informar, inspirar e promover a cooperação entre pessoas e autoridades nacionais, regionais ou locais, empresas, sindicatos, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, grupos de consumidores, entidades de investigação e inovação ou cidadãos, numa perspetiva de cocriação e colaboração entre os vários agentes da sociedade civil.

O Pacto Ecológico Europeu foi lançado pela Comissão Europeia em 2019, para tornar a União Europeia líder em todas as frentes do processo de aceleração da ação climática e ambiental, com o objetivo de a transformar numa sociedade justa, saudável, sustentável e próspera.