Gastronomia de Setúbal | Peixe

A Mesa de Setúbal encontra-se em votação até 12 de agosto para decidir a passagem à última fase do concurso 7 Maravilhas à Mesa, que inclui 49 pré-finalistas de todo o país.


Nesta sétima edição da eleição de 7 Maravilhas de Portugal, as propostas são apresentadas por “mesas”, que englobam propostas turísticas representativas das regiões ou concelhos candidatos, com propostas nas áreas da gastronomia, vinhos, azeite e roteiros turísticos.

A Mesa de Setúbal, juntamente com outras 48 de um total de 182 candidaturas provenientes de todo o país, reuniu o consenso de um painel de 77 especialistas e de um conselho científico.

Os pré-finalistas incluem patrimónios tão distintos que vão dos ex-líbris de cada região aos petiscos tradicionais, pratos típicos, vinhos, azeites e roteiros turísticos que englobam patrimónios históricos, culturais e naturais, festivais, eventos e experiências turísticas.

As 7 Maravilhas à Mesa estão agora em fase de votação para a seleção de 14 propostas que vão integrar a gala final, que decorre a 16 de setembro.

A seleção é feita pelo voto dos portugueses em sete galas semanais aos domingos, a partir de 22 de julho, com transmissão televisa na RTP e apresentação de Catarina Furtado e José Carlos Malato.

O número de telefone para votar na mesa sadina, que tem como padrinho o cantor Toy, é o 760 10 70 28. Os resultados da votação são conhecidos a 12 de agosto numa gala a transmitir pela RTP em direto de Alijó.

A Mesa de Setúbal, intitulada “Casa da Baía de Setúbal”, propõe, na categoria de “Roteiros”, experiências únicas no edifício centenário, remodelado em 2011, onde atualmente funciona o posto de informação turística Casa da Baía, localizado na Avenida Luísa Todi.

A proposta da mesa setubalense reserva, também, em “Gastronomia”, Pão do Faralhão, Ostras do Sado ao Natural, Salmonete à Setubalense e Queijo de Azeitão.

Na área de “Vinhos e Azeites”, a Mesa de Setúbal propõe o vinho branco Quinta de Alcube Reserva, produzido na Quinta de Alcube, e, como aguardentes e licorosos, o Moscatel Roxo de Setúbal 1997, da coleção privada de Domingos Soares Franco, produzido pela José Maria da Fonseca.

A eleição das 7 Maravilhas à Mesa, desenvolvida em parceria pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho e pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, conta com um conjunto alargado de apoios, incluindo o alto patrocínio do Presidente da República.

O conselho científico é constituído pela Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Associação Portugal Genial, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o Instituto da Vinha e do Vinho, a rede de instituições públicas do ensino superior com cursos na área do Turismo e o Turismo de Portugal.

Setúbal tem marcado presença ao longo das diferentes eleições das edições Maravilhas de Portugal. O Portinho da Arrábida foi um dos vencedores das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, em 2010, e a sardinha assada das 7 Maravilhas da Gastronomia, em 2011.

Todos os pormenores sobre a edição 7 Maravilhas à Mesa estão disponíveis no sítio www.7maravilhas.pt, que inclui destaques especiais sobre cada uma das 49 candidaturas pré-finalistas a concurso.

 

Documentos Relacionados