A comitiva sadina, liderada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, recebeu o galardão juntamente com as outras 32 localidades europeias nomeadas pela ACES Europe como capitais, cidades ou regiões dedicadas ao desporto.

Além da presidente da Autarquia, a delegação de Setúbal contou com as participações, entre outros, do vereador do Desporto, Pedro Pina, da antiga atleta olímpica Rosa Mota e do ex-jogador de futebol Fernando Tomé.

Maria das Dores Meira sublinhou no momento da entrega da bandeira da Cidade Europeia do Desporto 2016, através da ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, que o município sadino tem concretizado uma forte aposta no setor do desporto, tanto através da organização ou apoio de eventos desportivos, quanto na requalificação de equipamentos locais destinados à prática das mais variadas modalidades.

À delegação setubalense, a que José Mourinho, cuja presença estava inicialmente prevista, não se pôde associar por motivos profissionais, juntou-se ainda o eurodeputado da CDU João Ferreira e o presidente da ACES Portugal, Nuno Santos.

O programa “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016” foi apresentado, após a cerimónia oficial, numa sessão especial para eurodeputados portugueses e pessoal técnico do Parlamento Europeu.

A ação de promoção do programa setubalense no Parlamento Europeu foi dinamizada por Maria das Dores Meira, mas também por Rosa Mota, patrona, tal como José Mourinho, do projeto sadino a desenvolver ao longo do próximo ano.

Nesta ação, que incluiu a divulgação turística do concelho, foram partilhados os principais eixos de orientação do programa “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”.

As áreas programáticas do programa, que começam a ser divulgadas junto da população a partir de uma campanha com início no dia 19, assentam em quatro princípios.

Através do eixo “Setúbal 2016 #Inclui | Desporto para Todos” é reconhecida e concretizada através do programa a importância da atividade física e desportiva para todos os cidadãos.

No conceito “Setúbal 2016 #Transpira | Eventos Desportivos” o programa da cidade sadina transpõe a vontade de organizar grandes competições desportivas, dedicadas a atletas de alto-rendimento e com forte componente de espetáculo para o público.

Em “Setúbal 2016 #Ensina | Qualificação e Conhecimento” o programa de Setúbal procura promover o conhecimento e a qualificação de todas as pessoas e organizações envolvidas e interessadas na temática do Desporto.

Por fim, é desenvolvida a área programática “Setúbal 2016 #Inspira | Desporto e Cultura”, através da qual o projeto setubalense vai apresentar o Desporto visto como uma manifestação cultural, pela força universal da expressão, anulando barreiras culturais, como a língua, a religião e as fronteiras geográficas.