Setúbal assinala o dia do padroeiro da cidade, com a deposição de flores na estátua em memória de São Francisco Xavier

Setúbal homenageia São Francisco Xavier, padroeiro da cidade, com um programa comemorativo que decorre ao longo do dia 3 de dezembro, data de falecimento do missionário.


As comemorações, organizadas numa parceria entre a Câmara Municipal, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e a Vigararia de Setúbal, com o apoio da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, começam com a celebração de uma eucaristia pelo bispo D. José Ornelas de Carvalho, às 09h00, na Igreja Paroquial de São Julião.

Às 10h00, tem início uma cerimónia evocativa do jesuíta escolhido pelos setubalenses para patrono da cidade, em 1703, a qual inclui a deposição de flores junto do monumento de S. Francisco de Xavier, no jardim da beira-mar.

Francisco Xavier nasceu a 7 de abril de 1506, na região de Navarra, junto dos Pirenéus franceses.

Depois de ordenado sacerdote, o padre jesuíta partiu em missão de evangelização dos povos do Oriente, como Índia, Japão e China. Foi nessa viagem, com início em 1540, que Francisco Xavier passou por Setúbal.

Francisco Xavier morreu na ilha chinesa de Sanchoão a 3 de dezembro de 1552, com 46 anos de idade. Foi canonizado a 1622.