O pintor mostrou-se muito emocionado e feliz por expor pela primeira vez em Setúbal, cidade onde residiu entre 1976 e 1978 e que contribuiu para se ter apaixonado por Portugal, país onde se casou com uma portuguesa e mudou o nome para José.

Bustorff participou em dois momentos de inauguração, à tarde na Casa da Avenida e à noite na Casa da Cultura, onde apresentou a mostra “Evolução”, organizada pelo atelier DDLX e pela Câmara Municipal de Setúbal.

A pintura figurativa, mas sempre realista, de Bustorff resulta, sobretudo, das vivências do pintor em África, com muitos retratos de pessoas anónimas e de figuras de sociedades e culturas distantes.

Jochen Bustorff, nascido na Alemanha há 72 anos, veio para Portugal após o 25 de Abril de 1974, mas o espírito de viajante e humanista levou-o a correr mundo, com passagens por Moçambique, Itália, Sudão, onde pintou e fotografou os grandes desertos africanos, Namíbia, França, Macau, Hong Kong, China e Brasil. Fez exposições e deu cursos em todos os países onde viveu e trabalhou.

Na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, a mostra pode ser visitada de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas-feiras e aos sábados das 10h00 à 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.

Na Casa da Avenida, “Evolução” está patente de terça-feira a domingo das 11h00 às 18h00, exceto à sexta-feira, dia em que pode ser visitada até às 19h00.