Espetáculo de Natal da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal

De animações itinerantes, concertos, bailado, poesia, literatura a um mercado natalício do Nosso Bairro, Nossa Cidade, foram vários os eventos que o programa municipal “Natal em Setúbal” proporcionou a 16, 17 e 18 de dezembro.


Este fim de semana, Setúbal viveu mais uma série de eventos que celebraram a época natalícia.

Logo no dia 16, no Fórum Municipal Luísa Todi, a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal apresentou o tradicional espetáculo de Natal, com a participação de todos os alunos da escola, desde as classes de Iniciação ao Movimento aos alunos do Curso de Formação de Bailarinos.

A 17 de dezembro, o “Natal em Setúbal”, com um programa diversificado de animações até 8 de janeiro, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal, reservou várias atividades para toda a família nas ruas da cidade e em vários espaços e equipamentos culturais.

Destaque para o “Mercado de Natal na Alameda das Palmeiras”, certame promovido pelos moradores no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, com a participação de nove bancas de vendas de gastronomia tradicional portuguesa e africana, de artesanato e artigos em segunda mão.

Outro dos momentos em destaque também se realizou no dia 17 à tarde, na Igreja de Jesus.

Tratou-se do “Concerto para as Famílias – A História d’O Quebra-Nozes de Tchaikovsky”, em que um quarteto de cordas, composto por Ana Pereira e José Pereira, no violino, Joana Cipriano, na viola, e Tatiana Leonor, violoncelo, se reuniu propositadamente com a narradora Sara Henriques para contar o texto de Tchaikovsky.

No dia 17 à tarde, a Biblioteca Municipal também festejou o Natal, com momentos de música, poesia, dança e literatura.

O programa contemplou uma demonstração de dança desportiva pelos alunos da Associação de Setúbal da Dança Desportiva, um momento literário dinamizado pelo Projeto Intervenção Cultural, e espetáculos de dança contemporânea, pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, e de hip hop, por alunos do Noisy Kids.

Houve ainda apontamentos musicais pelo Ensemble de Flautas do Conservatório Regional de Setúbal e pelo Ensemble de Cordas Infantil e alunos do 3.º ciclo da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

O Natal na Biblioteca terminou com uma animação de leitura baseada na história “Um beijo para o Pai Natal”, de Elisabeth Coudol.

Já a Casa da Baía acolheu um concerto do Quarteto de Clarinetes da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.

Também no dia 17 à tarde, no Espaço Multiusos, na Praça de Bocage, o Teatro Animação de Setúbal apresentou o espetáculo teatral infantil “Um Natal Feliz”, com poemas, lendas e fábulas a alegrarem muitos miúdos e graúdos.

O Espaço Multiusos recebeu, ainda, demonstrações de dança pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal e pela Associação de Setúbal de Dança Desportiva.

O espírito de Natal também foi à Baixa comercial, com uma série de malabarismos e peripécias protagonizados pela XPTO, companhia que, no dia 18, também esteve a animar o público na Avenida Luísa Todi e no Mercado do Livramento.

Já a Avenida Luísa Todi recebeu uma atuação musical pela Banda da Sociedade Musical Filarmónica Providência.

À noite, no Fórum Municipal Luísa Todi, a Orquestra Sinfónica Metropolitana, dirigida pelo maestro Pedro Neves, apresentou o concerto “Os passos de um gigante”, com obras de Beethoven e Johannes Brahms.

Com um programa que foi da abertura da peça teatral “Egmont, Op. 84”, de Beethoven, à “Sinfonia N.º 1, em Dó Menor, Op. 68”, de Brahms, o concerto incluiu ainda temas tradicionais de Natal, como “We Wish You a Merry Christmas”.

No dia 18 de dezembro, as animações de Natal começaram logo de manhã, com uma pequena performance musical pela Real Trovantuna, do Instituto Politécnico de Setúbal.

De tarde, a peça infantil “O Pai Natal Verde”, pelo Teatro de Fantoches, pisou um palco montado no Moinho de Maré da Mourisca.

A par destas iniciativas, o Natal em Setúbal oferece, até 8 de janeiro, uma “Feira de Natal”, a funcionar no Largo José Afonso, com equipamentos de diversão para toda a família, incluindo uma pista de gelo para crianças, e zonas de alimentação e de exposição de artesanato e produtos regionais.

Munícipes e visitantes têm também um “Mercado de Natal”, junto do coreto da Avenida Luísa Todi, no qual participam cerca de 30 expositores com produtos regionais, artesanato, gastronomia, vestuário e bijutaria.

Até 8 de janeiro, há ainda muito para ver e fazer no Natal em Setúbal.

O programa completo pode ser consultado nesta ligação.

As iniciativas são, na esmagadora maioria, de entrada livre.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril