16° Parcialmente nublado
Nosso Bairro, Nossa Cidade - Férias no Bairro - Páscoa

Um curso de formação de monitores para campos de férias, de participação gratuita e com estágio em contexto prático, é promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do programa “Setúbal Férias +”.


O Curso de Formação de Monitores de Campos de Férias “Setúbal Férias +”, promovido pela autarquia em parceria com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, é dirigido a jovens entre os 19 e os 29 anos com o 9.º ano de escolaridade concluído.

Com data de início a 26 de janeiro, o curso tem a duração aproximada de dois meses e decorre em datas pontuais, ao fim de semana, estando previstas formações nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro e 9, 10, 17, 23, 30 e 31 de março.

A formação, com inscrição gratuita, é certificada e engloba partes teóricas e práticas, sendo ministrada inicialmente a componente teórica num total de 50 horas.

Durante o curso propõe-se oferecer aos jovens formandos ferramentas e competências de organização, gestão e acompanhamento de campos de férias, em três módulos de formação.

Os temas dos módulos são “Organização de Campos de Férias”, “Dinâmica e Gestão de Grupos” e “Prevenção e Segurança”.

A sensibilização na abordagem à criança e ao jovem com deficiência será igualmente um dos temas em questão durante a formação.

No final, os novos formadores estão aptos para atuar em campos de férias, interpretar a legislação em vigor e identificar programas de apoio em campos de férias, bem como animar e coordenar, conceber e implementar projetos pedagógicos e de animação de campos de férias.

A aplicação dos conhecimentos adquiridos é feita em contexto prático, através de um estágio com a duração de 25 horas em data a acordar entre a organização da formação e os participantes.

Os interessados em participar na primeira edição do Curso de Formação de Monitores de Campos de Férias “Setúbal Férias +” devem contactar a Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, através do telefone 265 421 082 ou pelo endereço gajuve@mun-setubal.pt.