O reconhecimento público do clínico, com uma receção e um jantar na Quinta dos Moinhos de São Filipe, por ocasião da passagem à reforma de David Martins, ocorrida este ano, juntou perto de duas centenas de pessoas, entre colegas, familiares, amigos e responsáveis de diferentes áreas da comunidade local.

O vereador da Saúde na autarquia, Ricardo Oliveira, destacou, além das qualidades profissionais do homenageado, “o empenhamento ativo e permanente na melhoria da vida da comunidade de que, desde há muito, faz questão de ser um membro ativo”.

O autarca indicou que o médico e investigador, sete anos diretor do Hospital de São Bernardo e, nos últimos dez, até à aposentação, diretor do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de Setúbal, “é um dos que mais se destacam nesse labor constante que é fazer de Setúbal um concelho com mais qualidade de vida, com melhores condições urbanas, com melhores cuidados de saúde”.

David Martins, a residir em Setúbal há mais de cinquenta anos, a par de uma carreira de grande proximidade com os doentes numa área clínica que contribui de forma decisiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do papel desempenhado na esfera do associativismo, é reconhecido nacional e internacionalmente enquanto investigador em oftalmologia.

Entre as inúmeras distinções, destaque, recentemente, para a obtenção do primeiro prémio da edição inaugural do Prémio do Grupo de Investigação e Desenvolvimento do Centro Hospitalar de Setúbal, patrocinado pelo município e entregue dezembro, graças a um estudo que liderou com o colega Pedro Neves sobre um tratamento menos invasivo para a cura de um tipo específico de lesão nos olhos.

O vereador Ricardo Oliveira assinalou na homenagem realizada este sábado a defesa intransigente de David Martins em relação ao Serviço Nacional de Saúde, traduzida na prática médica e em intervenções públicas.

“Como nós, valoriza esta extraordinária conquista civilizacional de Abril que a todos permitiu o acesso a cuidados de saúde de qualidade e gratuitos. Continua a ser de enorme importância a reafirmação da defesa, sem hesitações, de um Serviço Nacional de Saúde público e universal”, afirmou o autarca.