Numa cerimónia de deposição de flores na glorieta a Luísa Todi, por ocasião do 259.º aniversário da cantora setubalense, a autarca apontou a “necessidade de lembrar os mais distintos artistas do passado” enquanto “precioso estímulo” para as novas gerações desenvolverem os seus talentos.

O presidente da LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Luís Machado Luciano, enalteceu igualmente a figura de Luísa Todi, “uma cantora lírica de relevância internacional”, salientando que Setúbal deve ser tida como uma cidade de referência no âmbito cultural.

A homenagem contou também, ao final da tarde, com a inauguração da exposição de pintura “Luísa Todi e a Música” na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, uma mostra de vários artistas plásticos sob direção de Pólvora da Cruz.

Os concertos dos grupos adulto e infantil do Coral Luísa Todi, conduzidos respetivamente pelas maestrinas Gisela Sequeira e Ana Gato, à noite, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, concluíram as celebrações.

As comemorações do 259.º aniversário de Luísa Todi, organizadas pela Câmara Municipal, a LASA, o Coral Luísa Todi e o Coro de Câmara de Setúbal, foram iniciadas com um concerto do Coro de Câmara de Setúbal, no dia 7, na Igreja de S. Lourenço.