Covid-19 | Monumento de Homenagem aos Profissionais de Saúde

A Câmara Municipal de Setúbal homenageia os profissionais de saúde pelo empenho no combate à covid-19 com um monumento inaugurado no dia 1 de junho defronte da entrada principal do Hospital de São Bernardo.


“É mais do que merecida a homenagem que a nossa cidade faz hoje aos seus profissionais de saúde e aos que, neste difícil ano de pandemia, nunca regatearam esforços para que tudo possa acabar bem”, sublinhou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

A autarca evocou todos os que, “sem exceção e mesmo com prejuízo das suas vidas pessoais”, quer no Serviço Nacional de Saúde, quer no setor privado, “souberam criativamente encontrar soluções para o que ninguém imaginava poder acontecer”.

A cerimónia incluiu a inauguração de um monumento simbólico de homenagem aos profissionais de saúde, uma cruz cinzenta com um coração vermelho no meio, instalado defronte da entrada principal do Hospital de São Bernardo, junto da rotunda com a Fonte Genesis.

Maria das Dores Meira, o vereador da Saúde, Ricardo Oliveira, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Setúbal, Manuel Roque, e o diretor clínico do Hospital de São Bernardo, Nuno Fachada, descerraram uma placa com a inscrição “Homenagem de Setúbal aos profissionais de saúde no combate à covid-19”.

A autarca aproveitou a cerimónia para exigir ao Governo que tome medidas para proporcionar melhores condições aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde, designadamente a valorização das carreiras e de estatutos profissionais.

Além disso, considera “muito importante que o Governo cumpra os compromissos que assumiu com as populações de Setúbal e concretize a norma que o PCP propôs e fez aprovar no Orçamento do Estado de 2021”, a qual permite iniciar a ampliação do Hospital de São Bernardo.

Para Maria das Dores Meira, o Governo deve também garantir o financiamento da construção dos novos centros de saúde da Bela Vista e do Bairro do Liceu e reforçar o financiamento do novo Centro de Saúde de Azeitão, processo que já se encontra em curso graças à iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal.

No que diz respeito ao combate à pandemia de covid-19, a autarca considera fundamental que se mantenha e reforce a articulação das autoridades de saúde com todas as outras entidades, principalmente com as autarquias e a Proteção Civil.

“É imperioso que o façamos, em particular se tivermos em conta que só no nosso concelho registámos, até sábado, 319 mortes por covid-19, com 50 por cento destes óbitos em lares. Por isso, aqui deixo sentida palavra de pesar para as famílias que perderam os seus entes queridos, uma homenagem que terá também de um dia ser realizada.”

Maria das Dores Meira recordou o trabalho “fundamental” assumido pelo município de Setúbal no combate à covid-19, com um investimento de cerca de cinco milhões e meio de euros até ao momento.

“É expectável que a autarquia ainda possa investir mais. Será o que faremos sem hesitar um segundo, caso tal seja necessário”, garantiu.

Além do Executivo municipal, a cerimónia de homenagem do município de Setúbal aos profissionais de saúde contou com as presenças do presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins, de presidentes das juntas de freguesia do concelho, do diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, Luís Pombo, e de elementos da Proteção Civil Municipal e das forças de segurança.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril