Dia Mundial em Memória das Vítimas na Estrada - Homenagem em Setúbal

Um desfile motard e a deposição de flores no monumento de homenagem aos que morreram em acidentes de viação assinalaram no dia 19 de novembro, em Setúbal, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.


A iniciativa, organizada pelo Moto Clube de Setúbal e com a participação da vereadora com o pelouro da Mobilidade na Câmara Municipal de Setúbal, Rita Carvalho, teve início no Largo José Afonso, onde decorreu uma cerimónia simbólica com a intervenção de diversas entidades.

O cortejo seguiu depois até à estátua de homenagem às vítimas da estrada, na Praça Tratado de Lisboa, localizada na rotunda que dá as boas-vindas à entrada urbana através da Estrada Nacional 10, na ligação a Azeitão.

Neste local, além da deposição de uma coroa de flores, foi ainda realizada uma largada de pombos.

Criado em 1995, pela Federação Europeia das Vítimas da Estrada, o Dia Mundial das Vítimas da Estrada tem como objetivo de honrar a memória das vítimas da estrada e o trabalho dos serviços de emergência.

Em 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a necessidade de se assinalar este dia em todo o mundo.

Em setembro de 2020, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução designando a Década de Ação para a Segurança Rodoviária 2021-2030, com a meta de prevenir pelo menos 50 por cento das mortes no trânsito e lesões até 2030.