O espetáculo esteve inicialmente previsto para o dia 2 no Auditório José Afonso, mas, devido à chuva registada na data, os participantes apenas entoaram algumas músicas do reportório, tendo a organização do festival decidido adiar a apresentação no formato original.

Durante a atuação no dia 17, alunos do 1.º ciclo do ensino básico apresentaram um conjunto de canções inspiradas na tradição, história ou natureza da região a partir iconografia local e obras de poetas setubalenses.

Um dos pontos altos foi a interpretação do hino do Festival de Música de Setúbal, obra que resultou do trabalho em conjunto de utentes do Grupo Rodança da Escola de Ensino Especial da APPACDM e de elementos do Coral Infantil de Setúbal.

O tema é fruto do trabalho dos utentes da APPACDM, responsáveis pela letra, coreografia e voz, tendo o projeto sido conduzido por Carlos Barreto Xavier, autor da composição musical e também coordenador de todo o espetáculo “Canções de Setúbal”.

O Coral Infantil, dirigido por Nuno Batalha, além da participação conjunta com a APPACDM, interpretou ainda, com novos arranjos, algumas das canções apresentadas na primeira edição do Festival do Música de Setúbal, em 2011.