17° Céu limpo
Setúbal paticipa em exercício militar em Aragón

O comandante da CBSS – Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, Paulo Lamego, participou a 14 de maio na reunião final de balanço do Exercício Aragón 2019, que decorreu no Quartel General da UME – Unidade Militar de Emergência de Espanha, em Madrid.


O Exercício Aragón 2019, que decorreu entre os dias 1 e 5 de abril, nos Pirinéus Aragoneses, com o objetivo de treinar militares em cenários de desastres naturais e condições meteorológicas adversas, contou com a participação de doze elementos da Equipa de Resgate em Estruturas Colapsadas da CBSS.

O simulacro, organizado pela Unidade Militar de Emergência de Espanha, partiu de um cenário de tempestade de chuva e vento intensos, seguido do aumento drástico das temperaturas e o derretimento da neve em altitude.

O exercício testou e avaliou a capacidades de resposta da comunidade autónoma espanhola perante um cenário de nível máximo de emergência de nacional, em plena colaboração com entidades civis e militares a nível local, regional, nacional e internacional.

Na reunião de ontem, com a participação de representantes das entidades que integraram o simulacro, foi feito o balanço final, considerado “extremamente positivo”, segundo Paulo Lamego, e foram analisados os aspetos a melhorar em exercícios futuros.

Foi, igualmente, endereçado o convite à Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal para participar no próximo exercício militar da UME a decorrer em 2020, nas Canárias.