13° Céu limpo
Coronavírus Covid-19 | limpeza e desinfeção de ruas | 26 de março

A limpeza de Setúbal intensifica-se, diariamente, numa operação sustentada, desenvolvida pela Câmara Municipal, que junta múltiplos meios e equipamentos para servir todo o espaço público do concelho na luta contra a pandemia da Covid-19.


É no âmbito do plano de contingência criado para suster a propagação do coronavírus que a autarquia implementa esta operação de limpeza de larga escala, planeada e pensada especificamente para abranger, diariamente, todas as freguesias do concelho. Bairro a bairro, rua a rua.

A par dos equipamentos habituais, a higienização é igualmente assegurada por quatro tratores agrícolas e outros meios menos usais, como máquinas normalmente utilizadas para limpar fossas e grafitis.

Num esforço coletivo, todo este conjunto de equipamentos tem estado a percorrer o território para a lavagem de áreas físicas mais tocadas manualmente, caso de contentores de resíduos sólidos urbanos e respetivas tampas, pavimentos, mobiliário urbano, multibancos e pistolas das bombas de combustível.

A operação já foi concretizada em diversos locais do território, nomeadamente no centro histórico, avenidas Luísa Todi e 5 de Outubro, Portela, Combatentes, Troino, Montalvão, Praça do Brasil, Fontainhas, Moinho do Frade, Bento de Jesus Caraça e mercados municipais.

Durante os trabalhos de limpeza e desinfeção, também as avenidas Jaime Cortesão, Bento Gonçalves, D. João II e Infante D. Henrique e a zona do território da Bela Vista têm também sido alvo de ações da campanha de higienização urbana.

A operação de limpeza, com garantias de segurança individual e coletiva dos trabalhadores, está a ser garantida em permanência nas várias ruas das freguesias do concelho.