Manuel Zorro

A Câmara Municipal de Setúbal lamenta a morte recente de Manuel Zorro, músico e compositor que desenvolveu a carreira artística, ao longo de mais de 50 anos, a partir da cidade sadina.


Manuel Carlos Casalão Zorro, embora natural de Beja, viveu em Setúbal desde os 2 anos, tendo integrado projetos como “Os Zulus”, “Os Hippies”, “Contágio”, “Bossa Grupo 5”, “Capricho 76”, “Banda de Cá”, “Grupo Típico Cantares do Sado” e, em particular, o “Conjunto Típico Xico da Cana”, referência musical no concelho e ao qual permaneceu ligado três décadas, até à extinção da formação.

Músico multifacetado, foi um notável intérprete da guitarra portuguesa, acompanhando vários artistas em digressões no país e no estrangeiro, nomeadamente na Europa e no Canadá.

Profundamente envolvido no contexto cultural do concelho, participou nas Marchas Populares, vencendo, em 2004, enquanto letrista, o concurso da Grande Marcha de Setúbal, numa composição com música de Artur Jordão.

Manuel Zorro colaborou com a Câmara Municipal de Setúbal na realização de vários projetos, como a edição de dois CD das Marchas Populares e a composição do tema “A Mais Bela Baía”, criado no âmbito da inauguração da Casa da Baía.

Editou vários livros e discos de autores e artistas locais, dirigia, atualmente, o Coro da Associação de Socorros Mútuos Setubalense e recebeu inúmeras distinções, entre as quais a Medalha Honorífica da Cidade de Setúbal.

Manuel Zorro tinha 71 anos de idade.