António Mega Ferreira

A Câmara Municipal de Setúbal lamenta o recente falecimento de António Mega Ferreira, escritor, jornalista, tradutor, gestor cultural e que também assumiu um papel relevante no setor da Cultura no concelho sadino.


Em Setúbal, António Mega Ferreira contribuiu de forma determinante para o enriquecimento e diversificação da oferta cultural local, tendo firmado em 2014, enquanto diretor executivo da AMEC | Metropolitana, o protocolo de colaboração ainda vigente com a Câmara Municipal e que dinamiza, desde então, uma programação regular de espetáculos no Fórum Municipal Luísa Todi da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), assim como da respetiva Orquestra Académica e do Atelier de Ópera.

Foi também o principal responsável por ter sido em Setúbal que a OML realizou a estreia em Portugal de um ciclo integral das sinfonias de Beethoven.

António Mega Ferreira, falecido a 26 de dezembro, unanimemente reconhecido no país pelas suas obras enquanto escritor, mas, igualmente, pelas carreiras de jornalista, tradutor e gestor cultural, marcou presença regular na Casa da Cultura, espaço em Setúbal particularmente vocacionado para a divulgação junto do grande público seja de artistas em ascensão ou com carreiras já consolidadas, bem como das mais variadas expressões artísticas e plásticas.

A várias passagens de António Mega Ferreira por Setúbal deixaram uma marca perene e indelével no universo intelectual e artístico do concelho, espalhando sementes no município e no país que, certamente, vão continuar a germinar muito para lá da sua vida.

O município lamenta profundamente a morte de António Mega Ferreira e expressa sentidas condolências à família enlutada e aos muitos amigos que deixou no concelho de Setúbal.