“Esta é uma iniciativa da nossa presidência do Clube das Mais Belas Baías do Mundo que foi aceite por unanimidade e de forma entusiástica pelos membros do clube. É uma honra que tenham confiado em nós”, congratulou-se a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A embarcação, cedida pela Lipchain através de um protocolo assinado na ocasião, parte de Setúbal, velejada por Pedro das Neves e Manuel Tavares da Silva, em meados de julho, quando “as condições dos ventos forem mais favoráveis”, explicou o administrador da Lipchain, Pedro Marvão.

A partida e a chegada do barco a cada baía são sempre assinaladas com iniciativas de sensibilização ambiental que visam “alertar para a preservação ambiental e para a necessidade de erradicar o plástico e o lixo dos oceanos e das zonas costeiras”, sublinhou o responsável.

Além das questões ambientais, Maria das Dores Meira vincou, igualmente, a projeção que a ligação marítima entre as mais belas baías do mundo pode acarretar, quer para o clube, quer para Setúbal.

“É uma iniciativa que dá visibilidade ao clube, mas também dá muito protagonismo a Setúbal. Até há poucos anos havia pessoas que não conheciam Setúbal, mas hoje fala-se de Setúbal nos quatro cantos do mundo, também muito pela ação do Clube das Mais Belas Baías do Mundo.”

A apresentação do barco Lipchain e a assinatura do protocolo de cedência da embarcação foram momentos de destaque das comemorações do Dia Mundial dos Oceanos e das Mais Belas Baías do Mundo, que incluiu um conjunto de atividades, organizadas pela autarquia em parceria com a Associação Baía de Setúbal, ao longo do dia 8.

O programa começou de manhã com uma ação de limpeza na margem norte do estuário do Sado, na zona industrial da Mitrena, inserida na campanha “Mariscar Sem Lixo”, promovida pela Ocean Alive, que contou com a participação de mais de sete dezenas de alunos dos municípios de Setúbal e Palmela.

Na parte tarde, crianças e jovens de escolas do concelho de Setúbal participaram em atividades náuticas, no âmbito do desporto escolar, na Praia da Saúde.

Ao final da tarde, o barco Lipchain, que vai fazer a ligação à vela entre as mais belas baías do mundo, conquistou o primeiro prémio num desfile com a participação de mais de uma dezena de veleiros no estuário do Sado.

Em segundo lugar ficou a embarcação Argonavis, representada por Tiago Figueira, e em terceiro a embarcação Refrega, representada por Romain Maitre.

O programa comemorativo do Dia Mundial dos Oceanos e das Mais Belas Baías do Mundo encerrou com um cocktail, no Rockalot, na Praia da Saúde, onde foram igualmente entregues os prémios aos vencedores do desfile.