FITUR 2020 - participação de Setúbal

O Turismo de Natureza e a Gastronomia centram, em 2020, a estratégia de branding do município de Setúbal para apresentar e promover, nos mercados nacionais e internacionais, a região enquanto destino turístico de excelência.


Esta estratégia de afirmação e divulgação foi posta em prática logo no início do ano na Vakantiebeurs, feira de turismo realizada entre os dias 9 e 13 de janeiro, em Utrecht, nos Países Baixos, com cerca de 100 mil visitantes a passarem no evento no qual Setúbal participou pela primeira vez com pavilhão próprio.

Seguiu-se a participação na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, Espanha. A feira, a decorrer até dia 26, na qual Setúbal marca presença pelo sexto ano consecutivo, é um dos maiores eventos turísticos a nível europeu, com cerca de 200 mil visitantes.

Este ano, o destaque no pavilhão de Setúbal vai para as ações de showcooking ao vivo promovidas pelo restaurante Taberna do Largo, que proporcionam uma autêntica viagem pelos sabores da região. À gastronomia acresce a descoberta de uma vasta oferta de opções na esfera do Turismo de Natureza.

Estas singularidades que fazem da região um destino turístico único de excelência foram dadas a conhecer, no dia 22, na abertura da FITUR, à secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e ao presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, em visita ao pavilhão setubalense.

Neste dia, foi igualmente apresentado o novo portal do turismo de Setúbal, o visitsetubal.com, página de internet disponível, de momento, em português, inglês e espanhol, que sugere ao visitante uma viagem por áreas que mais marcam o quotidiano do concelho.

A promoção de Setúbal naquela que é uma das mais importantes feiras de turismo da Europa é uma ação articulada entre a Associação da Baía de Setúbal e o município, com várias colaborações, entre as quais a Taberna do Largo, as Conservas Belmar, as Ostras Découverte, a Pastelaria Abrantes e a Queijaria Simões.

A feira constitui ainda um ponto de contacto órgãos de comunicação social, bloggers e empresas, nesta caso incluindo as adegas Ermelinda Freitas, José Maria da Fonseca, Cooperativa de Palmela e Camolas e os operadores Setúbal Alive, SAL – Sistemas de Ar Livre, Rotas do Sal, In Arrábida e Bolhas.

Depois da FITUR, Setúbal continua em Espanha, desta feita para participar, pela primeira vez, na Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, a realizar entre os dias 5 e 9 de fevereiro, em Ourense, com ações de degustação no âmbito da marca Setúbal, Terra de Peixe.

A estratégia promocional do município para 2020 passa também pela participação, em território nacional, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a decorrer entre 11 e 15 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Neste evento, Setúbal volta a participar com pavilhão próprio, o maior de sempre, com 36 metros quadrados, dedicado ao Turismo de Natureza, e também marca presença no pavilhão da Região de Turismo de Lisboa, neste caso para se apresentar na esfera da gastronomia com a marca Setúbal, Terra de Peixe.

No calendário de participações, destaque ainda para a presença de Setúbal no Salão Mundial de Turismo de Paris, de 12 a 15 de março, em participação igualmente em pavilhão próprio que, como habitualmente naquele certame parisiense, centra a aposta em ações direcionadas para o Turismo de Natureza.

Já em Setúbal, a 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, está agendada a realização da 1.ª Conferência sobre o Turismo de Setúbal, encontro com a participação de vários oradores nacionais e internacionais e no qual é feito o balanço da evolução turística na região na última década.

Em matéria de turismo, ao longo do ano, estão já agendadas diversas fam trips em Setúbal com jornalistas, bloggers e operadores turísticos internacionais.